Doação de óculos faz morador de abrigo de Santos vislumbrar nova realidade

Abenir Marcelino Nunes, 65 anos, está pronto para encarar uma nova fase da vida. Com os dois óculos que recebeu do projeto Olhar Solidário nesta quinta-feira (18), o idoso agora poderá ler os livros que tanto gosta e vislumbrar o futuro em um novo lugar para viver. Há dois anos ele mora na Seção de Abrigo para Adultos, Idosos e Famílias em Situação de Rua (Seabrigo-AIF) da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds).

A doação de acessórios tão necessários, que o ajudarão a enxergar tanto de perto quanto de longe, faz parte dos preparativos para a saída de Nunes do abrigo municipal. Agora que atingiu a idade para se aposentar, o idoso terá novamente condições de se sustentar, o que perdeu há alguns anos e, por isso, passou a viver nas ruas da Cidade.

Abenir junto com a equipe da ótica e de atendimento da Prefeitura: próxima etapa é deixar abrigo municipal

“Ele é atendido pelos serviços de assistência há quatro anos por meio do Centro POP. Há dois, o encaminhamos ao abrigo emergencial em razão da pandemia de covid-19 e, depois, o acomodamos no Seabrigo-AIF”, explica a coordenadora de Atenção Social à População de Rua, Miriam Aparecida de Araújo.

Por meio de encaminhamento da equipe da unidade, Nunes passou por uma série de atendimentos e procedimentos de saúde, incluindo a realização de exames oftalmológicos que constataram a necessidade dos óculos de grau. “Então nós solicitamos à Fátima Alves, proprietária da Donna Ótica, que realiza esse projeto solidário, e ela nos atendeu prontamente”, afirma a coordenadora.

A chefe do Seabrigo-AIF, Rosana Dias, ainda complementa dizendo que o projeto contribuiu com os demais usuários do equipamento de outras formas. “Para conseguir as receitas dos óculos com o oftalmologista, precisávamos passá-los por um clínico geral, e isso desencadeava outros atendimentos de saúde. A Fátima não sabe o bem imenso que ela trouxe com essa ação tão solidária; é trazer dignidade às pessoas e as fazer enxergar o mundo de um modo diferente”, completa.

Fátima Alves, proprietária da ótica, afirmou que a ação é simplesmente gratificante e faz o coração transbordar de amor e felicidade. “Poder fazer o bem e proporcionar uma melhor visão a quem precisa é a realização de um sonho. Saber que os óculos resultaram em notas mais altas para um estudante, que um idoso conseguiu ver o número do ônibus a distância ou que aquela senhora voltará a enxergar o orifício na agulha de costura, nos motiva cada vez mais”.

Após receber o ‘toque final’, Nunes está pronto para deixar o Seabrigo-AIF. Foram os profissionais que atuam no equipamento municipal, inclusive, que o auxiliaram na solicitação da aposentadoria. Após a confirmação do benefício, os profissionais ainda montaram um enxoval de ‘casa nova’ para o idoso com tudo o que se tem direito: edredom, fronhas, toalhas, entre outras peças, e o estão ajudando a encontrar uma casa nova para alugar.

“Lá eu fui bem tratado, minhas questões de saúde foram levadas a sério, não tenho nada do que reclamar. Agora minha visão também vai melhorar com essa doação e estamos procurando um lugar para eu morar. Está tudo dando certo”, torce Nunes.

OLHAR SOLIDÁRIO

O Olhar Solidário nasceu em 2012, quando a proprietária da Donna Ótica, Fátima Alves, lançou uma campanha junto a seus clientes – ao doarem seus óculos usados, eles recebiam desconto na compra de um novo. Assim nasceu a iniciativa de ajudar pessoas que precisam de óculos novos e não têm como adquiri-los por motivos financeiros. Até agora, já foram entregues mais de 1.200 óculos na Cidade.

O projeto acontece em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de Santos, Rotary Clube Boqueirão e Movimento de Arregimentação Feminina (MAF) e conta com a participação das secretarias de Saúde e de Educação, beneficiando alunos da rede municipal de ensino com óculos, receitas e consultas oftalmológicas.

 

COMO AJUDAR O PROJETO

Por depósito bancário

Nome: Fátima Ferreira Alves

Banco Original (212)

Agência: 0001

Conta: 3927762-3

PIX: e-mail – fatimaferreiraalves@hotmail.com

 

Pontos de arrecadação de armações usadas

Donna Ótica: Av. Ana Costa, 515, Gonzaga – Santos

Shopping Parque Balneário, Gonzaga – Santos

Beatrix Boulevard, loja 10 – Praia Grande

Mongaguá Praia Shopping – loja 16 – Mongaguá

 

SEABRIGO-AIF

O Seabrigo-AIF oferece acolhimento provisório para pessoas em situação de rua. Estruturado enquanto Abrigo Institucional, o acolhimento tem período médio de permanência de seis meses. O serviço tem como objetivo acolher e garantir proteção integral; contribuir para a prevenção do agravamento de situações de negligência, violência e ruptura de vínculos; restabelecer vínculos familiares e/ou sociais; possibilitar a convivência comunitária; promover acesso à rede socioassistencial, aos demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos e às demais políticas públicas setoriais; favorecer o surgimento e o desenvolvimento de aptidões, capacidades e oportunidades para que os indivíduos façam escolhas com autonomia; promover o acesso a programações culturais, de lazer, de esporte e ocupacionais internas e externas, relacionando-as a interesses, vivências, desejos e possibilidades do público.

 

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Santos


Você pode gostar também de