Com obras de fundação concluídas, construção de policlínica em Santos entra em nova fase

Uma nova e moderna unidade de saúde está sendo construída no terreno da Avenida Afonso Pena, nº 541, em Santos, para atender 16 mil pessoas. Viabilizada por meio de uma parceria entre a Prefeitura, o Lions Clube Ponta da Praia e a Eldorado Brasil Celulose, que custeia inteiramente o serviço, a futura policlínica do Estuário já teve as obras de fundação concluídas e será entregue à população no final deste ano.

“A fundação foi concluída e todos os pilares de sustentação da nova policlínica estão executados, assim como a primeira laje do piso”, diz o arquiteto Roger Guerra, da Secretaria de Infraestrutura e Edificações (Siedi). “Nesta semana serão retiradas as formas dos pilares para que as paredes do edifício sejam erguidas”.

A obra iniciou em agosto do ano passado com a demolição da edificação existente, com ajuda de maquinário, e retirada dos entulhos. Após a sondagem do terreno e a análise dos projetos executivos entregues pela construtora, começou a preparação da fundação do prédio da policlínica.

O projeto segue o padrão de estrutura e conforto das unidades da rede de Atenção Básica, que incluem acessibilidade (elevador), climatização, para-raios e outras melhorias, tudo para propiciar aos usuários e funcionários maior privacidade e conforto.

PARCERIA

O investimento na obra é de R$ 3,9 milhões, contrapartida da empresa Eldorado Brasil Celulose à construção do seu novo terminal portuário, o EBLog. O local escolhido para abrigar a nova policlínica é onde funcionava o Lions Clube Ponta da Praia, que receberá uma nova sede remodelada, na parte superior da unidade, também custeada pela Eldorado Brasil.

POLICLÍNICA TERÁ 800M²

A policlínica, edifício de dois pavimentos (térreo e primeiro), somará 800m² de área construída. O andar térreo contará com dez consultórios, sendo quatro para atendimento geral, quatro para ginecologia/pediatria, com banheiro, e outros dois consultórios odontológicos, com recepção. Terá duas salas de enfermagem, expurgo, salas para estoque de medicamentos, procedimento e coleta, de curativos, de vacina, administração e recepção. E ainda espaço para resíduos séptico, orgânico e limpo; sala de oxigênio e compressores, expurgo, e sanitários masculino, feminino e PNE (portadores de necessidades especiais).

O andar superior será destinado a vestiários feminino e masculino para funcionários, copa, sanitário, sala de equipamentos, almoxarifado, sala de reuniões, expurgo, sala de agente comunitário e dois consultórios de enfermagem com sanitário, além de sala para atividades externas.

Na parte da frente do andar superior ficará a sede do Lions Clube Ponta da Praia, com sala de reunião/depósito e sala de atividades, sanitários feminino e masculino, copa e sala de atividades coletivas externas.

RESPONSABILIDADE SOCIAL

A Eldorado Brasil Celulose foi a vencedora do leilão federal em 2020, que permitiu à empresa operar em parte da área onde se localizava a Libra Terminais. No local, será construído um novo armazém com 50 mil metros quadrados, para operação e armazenamento das cargas de celulose.

A construção do novo armazém, um polo de geração de empregos aliado à responsabilidade social com a contrapartida da nova unidade de saúde, foi validada após um estudo de impacto de vizinhança, analisado por técnicos de 13 órgãos municipais.
 

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Santos


Você pode gostar também de