Alegria e descobertas marcam brincadeiras de alunos na Zona Noroeste de Santos

A alegria está tomando conta da UME Maria Luiza Simões, no Saboó. Cerca de 150 alunos da escola de ensino infantil estão participando das atividades da Semana Municipal do Brincar, que tomam conta da Cidade até sábado (28). 

O “brincar heurístico” foi a inspiração dos professores e da equipe gestora da unidade para criar as atividades. O termo remete à liberdade das crianças explorarem e se desenvolverem através das novas descobertas. 
Brincadeiras sensoriais com farinha, areias coloridas e materiais recicláveis foram realizadas para incentivar o protagonismo dos alunos. 

“O brincar livre e direcionado, em que preparamos os espaços para que eles possam investigar e brincar, é feito aqui na escola. Então a importância do brincar é o conviver, se expressar, descobrir, é o ser. Experimentando, a criança descobre o mundo ao redor dela”, explica a professora Silvana do Nascimento.

Os espaços da escola foram ocupados por diferentes brincadeiras, desenvolvidas pelas oito turmas da unidade. Na sala da aluna Larissa, 2 anos, as crianças puderam interagir livremente com bolas e pinos de boliche de plástico. “Eu gostei de brincar com a bola e com o meu melhor amigo Yuri”, conta a menina. Ainda no final, se divertiram com as bolhas de sabão no jardim. 

A professora Helenita Pereira Campos acompanhou os estudantes durante a programação. “A gente procura fazer atividades em que eles possam explorar o material e o espaço. O objetivo é que eles mesmos construam essa brincadeira, que percebam as diversas possibilidades. Eles ficam livres e nós estamos aqui para apoiar e encorajar”.

O projeto Brinque Musicando também participou da programação. Catarina, 1 ano, se destacou na brincadeira ao dançar alegremente durante as músicas sobre o folclore brasileiro. 

“É importante desmistificar essa ideia de que as creches são apenas para o cuidado. Vão além disso. Nós prezamos pelo olhar pedagógico também, porque eles estão na idade mais importante para o desenvolvimento”, diz a orientadora pedagógica, Louralice Dias dos Santos.

Instituída por lei municipal desde 2015, a Semana do Brincar envolve atividades que estão sendo realizadas nas UMEs, nos núcleos de jornada ampliada e vilas criativas. O encerramento será no dia 28, com pontos brincantes espalhados pela Cidade. Confira a programação neste link.

 

FOTOS: ISABELA CARRARI / PMS
 

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Santos


Você pode gostar também de