Sistemas e cadastros georreferenciados visam facilitar o trabalho de manutenção em PG

A Prefeitura de Praia Grande tem trabalhado para melhorar a prestação dos serviços públicos aos munícipes. Para isso, a Secretaria de Planejamento (Seplan) tem desenvolvido sistemas digitais de georreferenciamento a fim de aprimorar e agilizar os serviços de diversas áreas. Esta semana, a Seplan apresentou sistemas digitais que visam facilitar as ações da Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) na manutenção e limpeza da Cidade.

Durante a reunião desta quarta-feira (18), foram apresentadas as funcionalidades de dois sistemas: praças e áreas verdes e placas de logradouros. São plataformas com banco de dados, mapas, classificação de áreas e fichas técnicas. O de praças e áreas verdes conta com informações como área total, área verde, tipo de piso dos espaços, iluminação, quantidade de lixeiras, bancos, etc. Já o de placas e logradouros, possui dados como nome da rua, CEP, número oficial, material da placa, data da instalação, garantia e manutenções realizadas.

Os novos sistemas visam proporcionar agilidade e organização dos espaços públicos. O trabalho é feito através de parceria entre as pastas municipais. A Seplan é a responsável pelo desenvolvimento e aprimoramento constante do sistema, conforme a necessidade dos setores. Já os dados e informações técnicas são alimentados na plataforma por servidores da Sesurb.

Conforme a secretária de Planejamento, Eliana Cristina Jerônimo Ferreira, todos os sistemas foram desenvolvidos com funcionalidades de acordo com as necessidades passadas pelos setores da Sesurb. “As pastas de Praia Grande trabalham de forma integrada e a Seplan busca melhorar essa inclusão a cada dia, desenvolvendo sistemas próprios e inteligentes, unindo informações úteis de diversos setores e compartilhando o uso, otimizando o tempo e o trabalho executado no dia a dia”.

A secretária de Serviços Urbanos, Soraia Milan, afirmou que os sistemas digitais vão a aprimorar o trabalho de manutenção da Cidade. “Todas as informações técnicas disponíveis na plataforma e a possibilidade de atualização constante vão, sem dúvidas, facilitar e agilizar o trabalho, e quem vai se beneficiar com esse resultado é o munícipe”.

Sistemas – Em 2021, a Seplan já havia desenvolvido para a Sesurb os seguintes sistemas: rampas de acessibilidade, calçadas e ciclovias; manutenção de próprios municipais; e manutenção de logradouros e pavimentação.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Praia Grande


Você pode gostar também de