PG adere ao Programa Todas in-Rede

Praia Grande assinou convênio com o Programa Todas in-Rede do Governo estadual para levar mais oportunidades às mulheres com deficiência. O objetivo do Programa é dar proteção para mulheres com deficiência física vítimas de violência e oferecer cursos de capacitação específicos para elas. O lançamento regional aconteceu de forma online, na sexta-feira (21).

De acordo com dados do IBGE, na Baixada Santista, são cerca de 46 mil pessoas com deficiência e desse total, cerca de 27 mil são mulheres, o que representa cerca de 58%. Em Praia Grande, 2.307 pessoas recebem Benefício de Prestação Continuada (BPC) por algum tipo de deficiência. No Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), onde são atendidas as ocorrências de mulheres vítimas de violência, foram cerca de 30 mulheres deficientes que procuraram atendimento todo mês, durante o ano passado.

O IBGE aponta ainda que 54% das mulheres deficientes acima de 15 anos não têm o ensino fundamental completo, o que aponta a baixa escolaridade. Entre as pessoas com deficiência que estão no mercado de trabalho, 38% são mulheres.

Ao aderir ao Programa, o Município será beneficiado com equipamentos, como academia adaptada, qualificação profissional, cadeiras de rodas adaptadas para várias necessidades, como banho de mar e trilhas. Parcerias serão criadas pelo governo estadual para ofertar cursos de qualificação profissional, entre outras ações.

A prefeita de Praia Grande, Raquel Chini, participou do lançamento virtual e destacou que o Município busca atender cada vez mais de forma especializada a esse público. “Lutamos para manter escolas especiais para atender nossa população. Sabemos que nem todos têm a mesma necessidade, mas buscamos fazer o melhor para cada um. Essas pessoas não precisam de cota, mas sim de oportunidade para serem profissionais”.

O evento contou com a participação da secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Celia Leão, dos prefeitos de Peruíbe e Cubatão, pela coordenadora das Delegacias de Defesa da Mulher (DDM), Jamila Jorge Ferrari e também contou com a participação da secretária adjunta de Assistência Social de Praia Grande, Gisele Domingues.

Para mais informações basta acessar www.todasinrede.sp.gov.br


Fonte: Prefeitura de Praia Grande


Você pode gostar também de