Novos guardas municipais de PG recebem armamento e funcionais

Os 145 novos integrantes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande receberam seus armamentos e suas respectivas funcionais na tarde desta sexta-feira (08), no Paço Municipal, após rigoroso procedimento da Polícia Federal. Este é mais um importante reforço para a segurança pública da Cidade.

A prefeita Raquel Chini fez a entrega simbólica da arma e da funcional a um dos guardas e falou da importância de mais uma etapa concluída na contratação dos novos GCMs. “É um momento importante, como nossa tropa completa, armada e preparada. Esse reforço será fundamental para o período de temporada que já se inicia”.

Na ocasião, a prefeita ainda anunciou uma novidade que se somará aos policiais da Operação Verão: a vinda de oficiais da Academia do Barro Branco. “Serão 70 alunos oficiais e três oficiais que serão enviados pela primeira vez para Praia Grande e atuarão também nesse reforço. Tudo para que nossa população e nossos visitantes tenham um verão muito alegre”.

Por meio de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT), a Polícia Federal liberou o porte de arma de fogo aos guardas que foram integrados à corporação recentemente. O procedimento teve início em setembro e foi finalizado em dezembro, garantindo que todo o efetivo da corporação conte com o porte de arma dentro e fora do serviço. A validade do ACT é de 10 anos e o restante do efetivo já havia passado pela renovação no início deste ano.

Para finalizar o procedimento, os guardas precisam atender a uma série de requisitos, como cumprir a matriz curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp); ter conduta ilibada comprovada através de certidões criminais; estar apto no período de 1 ano ao curso de armamento e tiro; além de passar por avaliação psicológica.

A Guarda Civil Municipal de Praia Grande foi a primeira corporação da região a ter autorização para o porte de arma. O processo teve início em 2007 e em 2008 foi assinado o primeiro ACT, sendo renovado periodicamente conforme legislação pertinente.

Para o secretário de Assuntos de Segurança Pública, Marcos Roberto Barbosa Craveiro, o trabalho, a responsabilidade e a persistência do comando da GCM e da Administração Municipal foram essenciais para finalizar todo o procedimento. “Trata-se de um processo minucioso e rigoroso, pois a corporação precisa estar devidamente preparada para portar o armamento. É uma responsabilidade muito grande e mais uma importante medida para garantir ainda mais segurança aos nossos moradores e turistas”.

Referência – Referência na região e até mesmo no estado, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande conta atualmente com um efetivo de 513 integrantes entre homens e mulheres totalmente preparados para o patrulhamento preventivo e ostensivo, sendo que 145 foram incorporados recentemente graças ao concurso aberto no ano passado. Atualmente, outros vinte candidatos que foram convocados em segunda chamada, estão realizando curso de formação para também integrar a corporação no próximo ano. Assim, a GCM praia-grandense passará a contar com um efetivo de mais de 530 integrantes, superando até mesmo o efetivo da Polícia Militar na Cidade.


<!–

*Este Pluging só funciona em navegadores padrão.

–>

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Praia Grande


Você pode gostar também de