Desafio a nado é sucesso em Praia Grande

O desafio Mare Nostrum de natação foi um verdadeiro sucesso em Praia Grande neste último domingo (21). Com uma distância de 14 km entre o Portinho (ponto de partida) e a Praia do Canto do Forte, local de chegada. Dois nadadores da Cidade participaram deste desafio com o intuito de estimular a prática esportiva e qualidade de vida: Roberto de Souza Araújo Filho, funcionário público, da Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) e Euzébio Chaves, empresário da cidade.

A largada aconteceu às 6h da manhã e não foi por acaso: “Houve uma leitura perfeita do mar por parte do professor Silvio Belo do Navega que, entendeu ser esse o horário mais adequado devido a corrente marítima e que nos ajudaria muito nadar melhor o que acabou acontecendo”, destacou Roberto que ainda fez questão de agradecer o professor Belo por sua importante participação na organização: “Ele tem uma leitura de mar, maré, tábua, parte de astronomia que influencia na navegação. Eu tive muita felicidade e facilidade graças a sua ajuda”.

Trajeto – Após a largada no Portinho, os dois nadadores passaram por baixo da Ponte do Mar Pequeno e Ponte Pênsil sem dificuldades porque a maré estava a favor. A travessia começou a apresentar as primeiras dificuldades na Garganta do Diabo como imaginavam: “Ali é uma incógnita. Tem uma ondulação, tem muito surfista. Fomos orientados para abrirmos mais e adentrar bem no meio dela e graças a Deus deu tudo certo e conseguimos passar”, destacou Roberto. Neste ponto, existia uma exigência do Silvio Belo de que, caso ali estive perigoso, para preservar a segurança, os nadadores subiriam no barco e após este ponto voltariam a nadar, o que acabou não sendo preciso.

Outro ponto que acabou dificultando a realização da prova foi após Quitanduva devido a ser mar aberto apresentando muita ondulação prejudicando até quem pratica caiaque e embarcações porque o mar mexe muito: “ Na chegada na virada perto do Forte a dificuldade foi maior por causa desta ondulação e movimentação. Graças a Deus deu tudo certo. O que rendemos no início ali deu uma certa travada”.

Na chegada no Forte foi muita festa: “Por ali já foi uma alegria. Encontrei o Rodrigo Bueno estava em um caiaque nos esperando, o Dirceu no stand up, um cara fenomenal que fez a ponte entre a gente e a SEEL além de nadadores dos Lunáticos do Mar e do Projeto Nadar. Devia ter umas 30 pessoas a nossa espera. Foi uma festa muito bonita”.

Não houve premiação e os dois nadadores fizeram questão de chegarem juntos. O objetivo era testar os limites: “Além de testar os limites serviu para a gente acreditar que a cidade tem capacidade e estrutura para bastante eventos. Esperamos receber muitos nadadores para outros eventos”.

Roberto fez questão de agradecer o apoio na realização do evento: “Eu tive muita sorte e gostaria de agradecer toda a equipe da Secretaria de Esportes num todo que acreditaram nesta coisa nova e desde o início foram muito compromissados com o evento em sua realização assim como Marinha e Bombeiros”.

O Desafio Mare Nostrum contou com o auxílio do Grupo Lunáticos do Mar e Projeto Nadar com organização do Clube de Natação de Maratonistas (NAMAM) com apoio da Prefeitura de Praia Grande através da Secretaria de Esportes e Lazer, Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros e Projeto Navega.


Fonte: Prefeitura de Praia Grande


Você pode gostar também de