Servidoras de Macaé conhecem o trabalho da Casa de Apoio ao Servidor de Guarujá

O objetivo da visita foi conhecer o trabalho e compartilhar experiências

A Casa de Apoio ao Servidor de Guarujá recebeu, na quinta-feira (23), duas servidoras representantes da Secretaria Adjunta de Recursos Humanos da Prefeitura de Macaé, no Rio de Janeiro. O objetivo da visita foi conhecer o trabalho realizado pelo Município, por meio da Secretaria de Gestão Administrativa (ADM), e compartilhar experiências.

Fabiene Barcelos e Priscilla Castilho foram recebidas pela coordenadora da Casa, Lucilene Batista dos Santos; a superintendente de Gestão Administrativa da ADM, Débora Lourenço, a psicóloga Paula Lucia Dias Eremita e a assistente social Regiane Rabelo, que integram a equipe multidisciplinar.

O secretário de Gestão Administrativa de Guarujá, também recepcionou as visitantes. “É um prazer receber vocês e saber que esta ação da gestão do prefeito, que é fruto de um trabalho feito com amor e carinho, está dando resultado. Que a nossa experiência possa colaborar com vocês. Levem o nosso abraço ao prefeito de Macaé”.

As profissionais visitaram outras duas cidades paulistas, Caçapava e Salto, e, por fim, vieram a Guarujá. “Ficamos muito animadas em conhecer os projetos destas prefeituras. Nossa ideia é compartilhar a experiência de vocês, que é uma iniciativa de sucesso”, comentou Fabiene.

Referência

O secretário adjunto de Recursos Humanos de Macaé, Aristófanis Quirino, designou as servidoras Fabiene e Priscilla, para realizarem visitas técnicas, em municípios com programas de sucesso, referentes às Casas dos Servidores no estado de São Paulo.

“O nosso objetivo foi conhecer as instalações e as propostas da Casa do Servidor e levar experiências diferentes para serem usadas como modelo de implantação para uma unidade semelhante, em Macaé”, explicou Priscilla.

Ela também agradeceu pela receptividade e acolhimento em Guarujá, além de comentar que, de acordo com profissionais do município de Salto, Guarujá foi o modelo para a instalação da Casa do Servidor de lá. “Contaram que o serviço deles só existe, porque se espelharam no trabalho de Guarujá, há 10 anos”.

A superintendente de Gestão Administrativa, acompanha de perto as ações em vários aspectos. “Olho com carinho o trabalho da Casa de Apoio ao Servidor, porque muitos me procuram para conversar e contar sobre seus problemas. É um setor que precisa ter um atendimento diferenciado e humanizado, porque até mesmo para falar o ‘não’, é preciso saber como falar”.

Lucilene explicou que o serviço existe há 13 anos no Município. Porém, a entrega do novo espaço foi fundamental para trabalhar melhor essa assistência diferenciada. “Com a ampliação e divisão do nosso espaço, melhoramos muito os atendimentos individuais e em grupos, além das rodas de conversa. Melhoramos nosso acolhimento, que inclui também visitas em casa e um olhar aos servidores que são cuidadores familiares”

Novo espaço

O novo espaço para atendimento do Setor de Saúde Ocupacional/Medicina do Trabalho, Casa de Apoio ao Servidor e Setor de Engenharia e Segurança do Trabalho, conta com quatro pavimentos e fica na Avenida Presidente Kennedy, 111 – Jardim Helena Maria.  As novas dependências foram entregues no dia 30 de outubro.

Perícia médica, apoio psicológico, assistência social e apoio a dependentes químicos, de atividades voltadas à segurança do trabalho, entre outros, são alguns atendimentos feitos no local, com o objetivo de oferecer maior apoio aos servidores, no que se refere à Medicina do Trabalho e equipe multiprofissional.

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Fonte: Prefeitura de Bertioga


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