Prefeitura capacita 104 monitores de apoio para alunos deficientes

Curso compreendeu palestras que abordaram diversos aspectos e técnicas

Com o objetivo de melhorar o atendimento e promover a inclusão na rede municipal de ensino, a Secretaria de Educação (Seduc) de Guarujá oportunizou capacitação sobre a educação especial para 104 monitores de apoio. A iniciativa aconteceu nos últimos dias 19, 20 e 21 na Câmara Municipal (Centro) e é uma parceria entre a Coordenadoria de Educação Especial de Guarujá e a União pela Beneficência Comunitária e Saúde (Unisau).

De acordo com a coordenadora da Unisau, Juliana Gonçalves Arrais, os ensinamentos nas áreas da locomoção, higienização, alimentação e apoio pedagógico “são essenciais para todos que trabalham com a educação inclusiva, enfatizando a importância dessa capacitação”.

Na terça-feira (19), os monitores receberam dicas de primeiros socorros com representantes do Corpo de Bombeiros da Cidade, enquanto na quarta-feira (20), a supervisora de ensino da rede municipal, Geoina Tavares Gonçalves  falou sobre a história e as mudanças na legislação sobre alunos deficientes, além de técnicas de cuidado e apoio.

“O material apresentado hoje foi feito especialmente para a Unisau, explicando tudo da legislação referente aos benefícios e avanços do profissional da educação especial. Essas leis são o que vivemos em nosso trabalho e quanto mais informação, melhor o atendimento e conhecimento para todos”, relatou.

Os monitores de apoio Ricardo Santos e Patrícia Santos elogiaram a palestra e afirmaram que a capacitação foi fundamental para promover uma sala de aula mais segura. “Nosso trabalho dentro das escolas estará agora muito mais capacitado, aprimorando ainda mais e aprendendo coisas novas que não vimos na faculdade. O empenho e o trabalho colaborativo de todos foram sensacionais”, disse Ricardo. Já na quinta (21) e no sábado (23), a formação foi realizada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que passou técnicas de desengasgamento e noções básicas de enfermagem.

A gerente de ensino da Seduc, Shirley Martins, acompanhou a capacitação e parabenizou o trabalho de todos. “O encontro é importante para firmar a parceria e aprimorar o conhecimento dos profissionais dentro das escolas. Sob a perspectiva de inclusão, a iniciativa contribui para a qualidade do atendimento junto aos alunos. E que nós trabalhemos uma perspectiva mais inclusiva e possamos oportunizar outros eventos como esse”, afirmou.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Bertioga


Você pode gostar também de