Guarujá utiliza tecnologia para monitorar pacientes diabéticos

Programa municipal iniciado neste mês utiliza plataforma para reunir estatísticas de pacientes que fazem uso de aparelho para medir glicemia

Utilizar a tecnologia para tratamentos de doenças crônicas é uma prática constante da Prefeitura de Guarujá, que modernizou as técnicas da Secretaria Municipal de Saúde. Após a implantação do Prontuário Eletrônico em 50% de suas unidades e o Raio-X digital no Pronto-Socorro Perequê, a Prefeitura criou, este mês, o programa Sob Controle. A competência do novo sistema é monitorar pacientes diabéticos que fazem uso de aparelho de glicemia.

A plataforma administrativa sob.controle emitiu estatísticas geradas no último dia 26 de setembro, a partir do monitoramento dos aparelhos. O programa também oferece um relatório para a equipe de Saúde sobre o panorama de cada paciente, de forma individual, para que o médico saiba como conduzir o tratamento quando os índices de glicemia estiverem fora da meta.

Foi apontado que a rede municipal possui 267 pacientes ativos, cadastrados com essa nomenclatura desde o começo da operação, no início do mês. Deste total, 44 foram atendidos no mês de setembro ao visitarem as unidades de Saúde da Atenção Básica para descarregar o monitor com leituras de glicemia ou receberem fitas. O número corresponde a 18% do público-alvo.

No mesmo período, foram cadastrados 221 novos pacientes. Além disso, das 3.300 tiras para aferição de glicemia dispensadas até o dia 26 de setembro, 609 foram consumidas (utilizadas) pelos pacientes diabéticos. A média por paciente é de 53 tiras utilizadas para cada 75 entregues pela rede pública.

Com este panorama inicial do primeiro mês, a Secretaria Municipal de Saúde identificou que, dos pacientes diabéticos que utilizam aparelhos de glicemia, um de cada cinco estão controlados, com 70% de resultados dentro da faixa-alvo. Já quatro de cada cinco, ou seja, 25%, estão acima da faixa-alvo, considerados hiperglicêmicos. E um de cada cinco estão abaixo da faixa-alvo, correspondente a 5%, considerados hipoglicêmicos.

Avaliação

Para o prefeito de Guarujá, a aquisição da nova tecnologia é um marco no tratamento de diabetes na rede municipal de Saúde. “A implantação do programa Sob Controle é um divisor de águas no atendimento aos pacientes diabéticos pelo SUS (Sistema Único de Saúde). A diabetes é uma doença silenciosa e essa tecnologia nos oferece uma visão macro, e também individualizada, do cenário dos usuários de aparelhos de glicemia. Com o Sob Controle, temos um tratamento mais eficaz, assertivo e humanizado, garantindo qualidade em saúde e salvando vidas”, assegura o prefeito.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Bertioga


Você pode gostar também de