Educação de Jovens e Adultos de Guarujá passa por reformulação curricular

Neste ano, modalidade de ensino funciona em dois polos centrais: nas Escolas Municipais Professora Dirce Valério Gracia, no Jardim Tejereba, e também Napoleão Rodrigues Laureano, em Vicente de Carvalho

Para atender a necessidade dos estudantes, a Educação de Jovens e Adultos (EJA I e II) de Guarujá está de cara nova. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), reformulou a modalidade de ensino, que agora conta com nova proposta curricular.

A partir deste ano, o conteúdo está focado em uma formação que reflita sobre mercado de trabalho, saúde, meio ambiente e cultura. Isso sem perder de vista a especificidade de seus sujeitos, suas experiências de vida e uma maior participação na vida social. O principal objetivo da medida adotada pela Seduc é fazer com que este nível de ensino esteja ainda mais articulado às demandas sociais.

Além disso, o currículo vem sendo elaborado com a contribuição e participação efetiva de professores de diversas áreas. Por isso, desde a última segunda-feira (7) até o próximo dia 17, esses professores se reúnem no polo Napoleão Laureano para discutir a versão final da proposta curricular.

Outro fator importante é que a EJA passou a funcionar em dois polos centrais do Município: um em Guarujá e outro no Distrito de Vicente de Carvalho. O primeiro, na Escola Municipal Professora Dirce Valério Gracia (Jardim Tejereba), e o outro polo, na E.M. Napoleão Rodrigues Laureano (Jardim Maravilha), em Vicente de Carvalho.

Para a coordenadora da EJA no Município, “o objetivo dessa proposta é subsidiar os envolvidos no processo educacional, de forma que o ingresso ou a retomada da vida escolar se apresente como possibilidade de mudança ao longo da vida e não apenas o cumprimento formal de uma etapa de escolarização”. Assim, a reformulação possibilitará melhor atendimento desse público tão diverso, que espera da escola um espaço não só de aprendizagem, mais de interação e construção de identidade.

Desta forma, os alunos da EJA da E.M. Napoleão retornam às aulas presenciais a partir do dia 21 deste mês, e os estudantes do polo da E.M. Dirce Valério, voltam às atividades no dia 8 de março. A partir da segunda semana, os alunos da EJA II farão uma semana remota e a outra presencial, e os da EJA I, 100% presencial, conforme prevê a legislação para essa modalidade.

Inscrições – Em Guarujá, o período de matrículas é aberto semestralmente. Até agora 450 alunos estão matriculados para as turmas de 1º ao 5º ano (EJA I) e de 6º ao 9º ano (EJA II). No momento, a Seduc realiza inscrições nos dois polos, para um total de 600 vagas. Para isso, os interessados devem ter idade mínima de 15 anos. No ato da matrícula é necessário apresentar os seguintes documentos:  

  • histórico escolar original ou atestado de escolaridade – (para os novos candidatos);
  • cópia do R.G.;
  • cópia da certidão de nascimento ou casamento;
  • cópia do título de eleitor;
  • cópia do certificado militar (sexo masculino);
  • cópia do comprovante de residência atualizado;
  • Para alunos menores de idade, o responsável deverá apresentar: cópia do RG, CPF, informar um e-mail e telefone.

 

O candidato da EJA I que não puder comprovar escolaridade anterior será submetido à avaliação na própria escola para ser incluído no termo que demonstrar conhecimentos, respeitando-se a idade/termo.

Polos

E.M. Professora Dirce Valério Gracia (EJA I e II)

Av. Dom Pedro I, nº 340, no Jardim Tejereba

Telefone: 3386-2542

E.M. Doutor Napoleão Rodrigues Laureano (EJA I e II)*

 Rua Oswaldo Aranha, nº 365 – Jardim Maravilha, Vicente de Carvalho

Telefone: 3352-1484


Fonte: Prefeitura de Bertioga


Você pode gostar também de