Dia V com Circo Stankowich tem mais de mil vacinados 

O evento aconteceu no sábado (12), no Ginásio Guaibê, e foi sucesso de imunização

Malabares, equilibristas, personagens de desenhos infantis e palhaço fizeram parte das grandes atrações no Dia V de Vacinação Infantil, neste sábado (12), das 9 às 15 horas, mas as crianças e os adultos de Guarujá é que foram as grandes atrações do espetáculo. Além das crianças de 5 a 11 anos que ainda não tinham sido vacinadas contra a covid-19 ou deveriam receber a segunda dose, os pais também puderam colocar a imunização em dia. Ao todo, 1.093 pessoas se vacinaram contra o coronavírus, sendo 274 adolescentes e adultos (a partir de 12 anos) e 819 crianças (de 5 a 11 anos). O evento foi promovido pela Prefeitura de Guarujá, em parceria com o Circo Stankowich, nas dependências do Ginásio Guaibê (Avenida Santos Dumont, 420, Santo Antônio).

A dona de casa Fernanda Vasconcelos, de 36 anos, levou a filha Thainara, de 6, para se vacinar. Elas chegaram direto da Vila Zilda, quando ainda havia fila na frente do ginásio, antes mesmo da vacinação começar. “Eu a trouxe para perder o medo da vacina com os personagens do circo. Queria muito levar todos no circo, mas jamais teria condições de fazer isso”.

Quem levou o filho Leonardo, de 7 anos, e ainda saiu com a terceira dose foi o comerciante Ricardo de Almeida, de 48. “Eu achei a iniciativa ótima, porque eu não consigo ter esse tempo durante a semana com o meu filho. Ele veio para ser imunizado, mas minha vacinação estava atrasada e eu coloquei em dia”.

Para o secretário de Saúde, a vacinação é fundamental para combater a doença. Um exemplo disso é que, há mais de 10 dias, Guarujá zerou a ocupação nos leitos de UTI por covid-19. Na comparação com abril de 2021, nos dias 2 e 3, havia 258 pacientes internados, sendo 70 só em UTI.

O Município iniciou a imunização infantil no dia 18 de janeiro. A segunda dose para o público de 6 a 11 anos, sem comorbidade, que recebeu a vacina Coronavac, começou em 16 de fevereiro. Já as crianças de 5 anos ou com comorbidades, deficiência, indígenas ou quilombolas, imunizadas com Pfizer infantil, têm 56 dias após a primeira aplicação para receber a segunda dose.

Campanha

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (Usafas) vacinam de segunda a sexta-feira, das 9 às 15 horas. O Município oferta imunizantes para todas as faixas etárias, nos 20 postos de vacinação.

Até o momento, Guarujá tem o total de 650.413 doses aplicadas. Já vacinou 96% da população adulta com a primeira dose, 90% com a segunda e 48% com a dose de reforço. O Município ultrapassando a meta estipulada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para os adolescentes, vacinando 35% a mais que o previsto e resultando em 135% do público-alvo vacinado com a primeira dose. Já a segunda dose do segmento atinge 93%. Entre as crianças, são 60% com a primeira dose e 10% com a segunda.


Fonte: Prefeitura de Bertioga


Você pode gostar também de