Dia do Assistente Social: profissionais garantem o acesso aos direitos fundamentais

Destaque para a assistente social da Prefeitura, Rúbia Gabriella que atua no Acolhimento Municipal José Calherani, mais de 80 recâmbios já passaram por suas mãos

Eles trabalham para garantir à população o acesso aos direitos fundamentais, bem como o bem-estar social. No último domingo (15), foi comemorado o Dia do Assistente Social, profissionais que transformam vidas. É o caso de Rúbia Gabriella Andrade de Oliveira Araújo, 38 anos, que está na Prefeitura de Guarujá há nove anos, e desses quatro atuando no Acolhimento Municipal José Calherani, que pertence a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas).

Responsável pela coordenação de dois serviços de atendimento a pessoa em situação de rua, vinculados à superintendência de proteção especial da Sedeas, entre eles: Centro Pop e o Acolhimento José Calherani, Rúbia Gabriella tem feito a diferença na vida de diversas pessoas. Com profissionalismo e dedicação ela ganhou a confiança e a simpatia dos atendidos.

Por meio da busca ativa e com o apoio de sua equipe, a assistente social conseguiu reatar laços familiares, promover o reencontro entre pais e filhos, bem como, mais de 80 recâmbios já passaram por suas mãos.

A profissional explica que, a primeira acolhida é fundamental, precisa ressignificar. “Grande parte da população em situação de rua tem problemas com dependência química, abuso na infância, abandono familiar. Isso faz com que a confiança no outro e a mudança de vida seja um sonho distante. Mas, quando eles chegam ao acolhimento, a esperança reacende”, conta a assistente social.

Entre o acolhimento e as entrevistas sociais, toda informação é importante para localizar a família do assistido, pois o intuito é a volta ao convívio familiar. E a assistente social, usa de toda a tecnologia, além das redes sociais para localizar os parentes.

“A emoção que sentimos na reinserção familiar é extremamente gratificante. Muitos já não tinham esperança de encontrar o seu familiar com vida. Tenho exemplos de usuários do serviço que demorei dois anos para que o retorno acontecesse e outros que em 15 minutos, em uma rede social já obtive resposta”, afirma Rúbia Gabriella que mantém contato com as famílias e acompanha, mesmo que longe, as novas histórias.

Neste 15 de maio, a assistente social só tem um desejo, continuar transformando vidas. “Minha filha diz que quer ser igual a mamãe: ajudar as pessoas”. Nunca imaginei viver tudo isso, e aprendi a amar ainda mais a minha profissão quando vi tudo que era possível fazer por meio dela” afirmou Rúbia.

Homenagem

A Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas) entregou na última sexta-feira (13), aos técnicos em serviço social, plantinhas suculentas em homenagem ao Dia do Assistente Social.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Bertioga


Você pode gostar também de