Central de Vacinas completa um mês com capacidade para 60 mil doses

Diariamente, as equipes da Secretaria de Saúde buscam imunizantes no local e distribuem para os 20 postos de vacinação da rede municipal

A Central de Vacinas da Prefeitura de Guarujá completou um mês de inauguração nesta sexta-feira (11), com capacidade para armazenar mais de 62.300 doses de 22 tipos de vacinas do Programa Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde. Instalado na Unidade de Saúde da Família (Usafa) Jardim dos Pássaros, o equipamento é pioneiro na Baixada Santista.

Diariamente, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde vão à Central de Vacinas buscar imunizantes e distribuir para os 20 postos de vacinação instalados nas Usafas e Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Somente contra a covid-19, o Município já aplicou 623.365 doses até quinta-feira (10).

O antigo espaço era composto por duas salas, uma para armazenamento dos medicamentos imunobiológicos, com oito câmaras de conservação e um freezer para guardar gelo reciclável. Foram adquiridas mais cinco câmaras, totalizando 13, além de um freezer. Nos equipamentos, são conservados imunizantes contra a covid-19, meningite, HPV para adolescentes, ACWY, influenza, entre outros. A Central possui vigilância por 24 horas e um gerador de energia, garantindo a segurança das vacinas.

Foram construídos novos cômodos para ampliação do espaço e aumento da capacidade. O equipamento conta agora com uma sala de recepção, uma copa, um banheiro e um espaço externo para guardar material de limpeza. A equipe da Central de Vacinas é composta por dois enfermeiros, dois técnicos de enfermagem, um auxiliar de enfermagem, um agente operacional, um motorista e um auxiliar de limpeza. O equipamento possui um veículo exclusivo, adaptado e climatizado para o transporte dos imunobiológicos.


Fonte: Prefeitura de Bertioga


Você pode gostar também de