Biblioteca Martins Fontes ganha ponto de coleta de plástico do Projeto Recicla Guarujá 

Cerimônia de inauguração aconteceu no último dia 21, com a instalação de ponto de entrega voluntária (PEV)

Em Guarujá, lugar de leitura também é lugar de conscientização ambiental. No último dia 21, a Biblioteca Municipal Martins Fontes (Centro) ganhou uma loja do Projeto “Reciclou, Ganhou!”, do Programa Recicla Guarujá. Foi instalado um Ponto de Entrega Voluntária (PEV). A iniciativa é uma realização da Prefeitura de Guarujá, por meio das secretarias municipais de Meio Ambiente (Semam) e Educação (Seduc), com Projeto Biblioteca Cidadã, em parceria com a Organização Não Governamental (ONG) Espaço Urbano.

Na iniciativa, consulentes e a população em geral poderão fazer a troca de plástico por itens pedagógicos como: lápis, cadernos e até pequenas bolsas. A cada quilo do material, o munícipe recebe uma moeda para preencher um cupom, denominado eco carteira. Ao trocar 40 embalagens plásticas,  concorrerá ao sorteio de um celular Iphone 13 em 2023. Todo material plástico coletado no PEV da Biblioteca será posteriormente encaminhado às cooperativas da Cidade.

O coordenador das Bibliotecas Públicas de Guarujá falou que o Programa Recicla Guarujá vem ao encontro das campanhas já desenvolvidas pela equipe da Biblioteca Cidadã. “Ao todo, desenvolvemos nove projetos, entre eles o Papa Lacre e Papa Tampinha (ambos destinados ao Fundo Social para troca por cadeiras de rodas), em que retiramos, do meio ambiente, as tampinhas de plástico e lacres de alumínio. São por meio de iniciativas como esta, que resgatamos a dignidade de muitas pessoas, por meio de um olhar ecológico”.

A assistente social Áurea Rocha Venâncio Rivas participou do evento, já fez a sua parte e levou seis garrafas de plástico para depositar no PEV. “Faço minha parte e acho importante conscientizar e preservar o meio ambiente”.

De acordo com a coordenadora de projetos da ONG Espaço Urbano, Roseli Barbosa, “Guarujá é um grande exemplo para a Região. O lixo, o resíduo faz a maré subir, cria vulnerabilidade e gera pobreza. E temos notado, que, por conta do Recicla, não temos encontrado resíduos plástico pelo chão nas comunidades. Isso também vai refletir em avanços na empregabilidade”.

O evento contou ainda com a participação da equipe do Fundo Social de Solidariedade (FSS) do Município, aprendizes do Camp, educadores, amigos da biblioteca e convidados. A cerimônia também reuniu homenagens a professores do Projeto Biblioteca Cidadã aposentados, além da troca de livros, demonstração (vivência) de tai chi chuan.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Bertioga


Você pode gostar também de