Alunos de Guarujá recebem primeira visita do ‘Bombeiro na Escola’

Projeto educacional envolve alunos dos períodos do Fundamental I e II

A fim de ensinar técnicas para evitar situações de risco e aplicar primeiros socorros, a Prefeitura de Guarujá, junto com o Corpo de Bombeiros, iniciou as primeiras atividades do projeto ‘Bombeiro na Escola’. A visita inicial ocorreu no último dia (10), na Escola Municipal Professor Benedito Cláudio da Silva (Vila Alice).

A ação contempla alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental II sobre primeiros socorros e prevenção de acidentes. O programa atenderá todas as 26 escolas do Ensino Fundamental da rede municipal, com o cronograma se estendendo até o final o final do ano.

A iniciativa foi criada com colaboração entre a Secretaria de Educação (Seduc) e o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, e engloba também o Projeto Bombeiro Educador, que capacita oficiais para ensinar conhecimentos de segurança em escolas municipais.

As aulas foram conduzidas pelo Bombeiro Educador, Rafael Marinho, que conversou e tirou dúvidas de alunos sobre variados tópicos de segurança. O projeto se divide em até quatro visitas, além de formatura com a certificação dos estudantes.     

Os estudantes também receberam cartilhas educativas para reflexões com a família. O material pedagógico ensina a prevenir acidentes tanto na escola quanto no ambiente doméstico, incluindo ensinamentos sobre incêndios, desengasgamento, reanimação cardiopulmonar (RCP), entre outros. Além de ensinar a linguagem e comunicação com bombeiros e o Samu para facilitar o atendimento em casos de acidente.

De acordo com Marinho, a importância da iniciativa está em transformar os alunos em disseminadores de conhecimento, transmitindo o aprendizado das aulas para os familiares. “Em casa, levando a nossa cartilha, elas vão repassar para os pais e as crianças não esquecem. Então evitando e prevenindo ocorrências fica melhor para todos”, afirmou o bombeiro.

A aluna do 9º ano, Ana Beatriz, achou interessante a aula, aprender o que deve fazer em situações de risco. “Gostei por entender que temos que tentar manter a calma e ligar para o Bombeiro em qualquer situação”.

Rosana Pereira, colega de Ana Beatriz, também aprendeu dicas úteis em caso de incêndios: “A gente aprendeu, por exemplo, a colocar uma toalha úmida na porta em casos de incêndio para se proteger até os bombeiros chegarem”.


Fonte: Prefeitura de Bertioga


Você pode gostar também de