Alunos da E.M. 1º de Maio participam de palestra com engenheira química  

Evento foi realizado aos estudantes dos cursos de Química e Meio Ambiente; ação faz parte de diversas ações promovidas desde o início do mês pela unidade

Qual o mercado de trabalho que os recém-formados em nível técnico vão encontrar amanhã? A análise dessa perspectiva foi tema da palestra “A Importância do Técnico para a Sociedade”, proferida pela gerente de fiscalização do Conselho Regional de Química (CRQ), a engenheira química Andrea de Batista Mariano.

O evento aconteceu no último dia 13, no auditório do Sindicato dos Funcionários Públicos da Prefeitura de Guarujá (Sindserv), no Jardim Boa Esperança. A especialista recebeu o convite da Coordenação Técnica dos Cursos de Química e de Meio Ambiente, da Escola Municipal 1º de Maio. A ação, que integra a “Semana dos Profissionais da Química e do Meio Ambiente”, também acontece em alusão ao Dia do Químico, comemorado neste sábado (18).

A gerente iniciou sua explanação contando sua trajetória profissional e a atuação do Conselho. Falou do papel do profissional dentro da sociedade, além de discorrer sobre os grandes nomes da história e as descobertas na área química.

“O ensino técnico dá muita base e possui uma essência fundamental. Ele nos dá bagagem, não importa qual seja a área”, frisou. Com destaque para o mercado de trabalho, Andrea abordou também a qualidade do ensino. “O mercado precisa de formação qualificada. Aproveitem a oportunidade e concluam o curso”.

O coordenador dos Cursos Técnicos da E.M. 1º de Maio, Luciano de Oliveira Cardoso, agradeceu a presença de todos e contou que, desde o início do mês, a equipe vem desenvolvendo atividades. “Nosso principal objetivo é agregar na formação desses alunos, nossos futuros técnicos”.

Mais de 100 alunos lotam auditório para conferir palestra

A palestra da engenheira química foi prestigiada por mais de 100 estudantes, que pertencem aos 1º e 2º anos do ensino profissionalizante, dos cursos técnicos de Química e Meio Ambiente da E.M. 1º de Maio.

Um deles é o aluno de Meio Ambiente, Juliano Martins dos Santos Quintas, 31 anos. Ele, inclusive, já possui formação em Química, também pela EM 1º de Maio, unidade referência no ensino profissionalizante da Região. “A palestra coloca o aluno a par da realidade do mercado, do que ele vai enfrentar”, comentou.

Atualmente, Juliano já atua na área de química. “Tenho uma empresa de controle de cargas onde montei um laboratório, e que agora pretendo ampliar, também para análises químicas ambientais”.

O estudante do curso de Química, Andrique Domingos Pereira de Oliveira, 19 anos, considera necessário ter informação. “A palestra é importante, pois a gente adquire conhecimento, até porque a concorrência na área é muito grande”, contou ele que está prestes a iniciar estágio.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Bertioga


Você pode gostar também de