Prefeitura de Caraguatatuba instala 30 lixeiras para descarte de material reciclável

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP), instalou 30 lixeiras recicláveis em diversos locais, como praias, orlas, praças e pontos turísticos em todas as regiões da cidade.

#PraCegoVer: Lixeira de ferro instalada na praça da praia Martim de Sá, em cima da vegetação, próximo ao calçadão, com repartições nas cores azul (papel/papelão), vermelho (plástico), verde (vidro), amarelo (metal) e marrom (orgânico); dentro dela há plásticos e cocos verdes (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Os coletores são de diversos tamanhos, sendo uma no modelo Container, que ainda será instalada na Praça do Pontal Santamarina; 15 PEVs (Ponto de Entrega Voluntária), com capacidade de 240 litros e 14 POP 10, com capacidade de 10 litros.

A secretária da SMAAP, Tatiana Soares Scian reforça a população que descarte apenas material reciclável. “Aquelas lixeiras que não tem a opção de descarte de orgânico, pedimos que coloquem apenas papel, vidro, plástico ou metal. Estamos recebendo uma grande quantidade de material orgânico, como restos de comida e até animais mortos, em coletores que não tem essa opção, além de que certos tipos de material tem outro tipo de destinação. Contamos com o bom senso de todos”, disse.

#PraCegoVer: Lixeira de ferro instalada na praça da Prainha, em cima da vegetação. Esta lixeira possui apenas um compartimento para descarte de papel/papelão, plástico, vidro e metal; dentro dela há várias caixas de papelão (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Tatiana explica que a colocação das lixeiras visa incentivar a população e os turistas para o descarte consciente, através da separação dos materiais recicláveis. “Todo material será recolhido semanalmente pelas cooperativas de reciclagem, sendo a principal fonte de renda dos cooperados”, destacou.

As lixeiras são fruto de uma parceria com o Mercado Jovem Agência Heineken, com foco na conscientização ambiental denominado ‘Verão no Clima 2021’, onde inclui diversas atividades de defesa ambiental no litoral do Estado de São Paulo.

Os equipamentos foram distribuídos em pontos turísticos, onde há alta concentração de pessoas e de veraneio; pontos estratégicos em locais demarcados pelos técnicos da SMAAP; em praias e orla e em praças de domínio público, com área verde.


Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba


Você pode gostar também de