Educação de Caraguatatuba promove aprimoramento de professores sobre Deficiência Visual

A Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba, por meio do Setor de Educação Inclusiva, está promovendo uma formação direcionada aos professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Com o tema ‘Saberes da Deficiência Visual’, 14 professores participam desse momento de estudo que foram divididos em quatro encontros.

A formadora do grupo, supervisora Daniela Lellis, contou que o objetivo é aprimorar os conhecimentos dos professores das salas de recursos multifuncionais que atendem os alunos com Deficiência Visual (DV). Ela explicou que as salas de recursos multifuncionais têm a lógica de potencializar o ensino dos alunos com deficiência ou com altas habilidades para promover condições de acesso, aprendizagem e participação no ensino regular.

#PraCegoVer: Mesa com materiais didáticos e pedagógicos utilizados durante o encontro formativo sobre os ‘Saberes da Deficiência Visual’ (Foto: Adriana Rodrigues/PMC)

Atualmente, a rede municipal de ensino de Caraguatatuba atende 23 alunos no quadro de Deficiências Visuais, sendo sete alunos cegos e 16 com redução da capacidade visual.

Nos próximos encontros formativos os professores participarão de atividades práticas voltadas para a preparação dos alunos para o aprendizado de braile.

Para a secretária de Educação, Márcia Paiva, são muito importantes as formações dos educadores do Atendimento Educacional Especializado (AEE). “Os objetivos da Educação Inclusiva e do AEE são eliminar barreiras no processo de ensino-aprendizagem e garantir o pleno acesso e participação de todos os alunos na escola regular. Esses profissionais fomentam a valorização do trabalho colaborativo, das diversidades no ambiente escolar e das potencialidades dos estudantes”, concluiu.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba


Você pode gostar também de