A maior DRAGA de sucção do Brasil, Van Oord HAM-316, impressiona com seus 128 metros de comprimento e capacidade para armazenar mais de 11 toneladas de carga

Neste artigo você conhecerá a Draga de Sucção HAM-316, que foi construída na Holanda em 1998. A draga HAM-316 é responsável pela manutenção de um canal portuário, que envolve a remoção de sedimentos do leito do mesmo, para manter a profundidade necessária para a navegação dos navios, garantindo a navegabilidade e segurança no canal. Confira tudo sobre a maior DRAGA de sucção do Brasil.

A draga HAM-316 possui tonelagem bruta de 9.865 toneladas, comprimento de 128,46 metros e boca de 22 metros. Sua capacidade de armazenamento de carga é de 11.409 quilos. Desde que a Draga HAM 316 chegou a Itajaí, na segunda quinzena de novembro de 2023, seu desempenho vem sendo registrado diariamente de forma precisa e pontual.

Sendo de extrema necessidade quanto ao recolhimento e remoção de materiais sólidos, a embarcação atua 24 horas ininterruptamente, trabalhando permanentemente na dragagem ao longo do canal de acesso ao Complexo Portuário do Rio Itajaí Açu. Vale mencionar que até dezembro, a Draga de sucção HAM-316 já havia removido mais de 2 milhões de metros cúbicos de material sedimentar.

Além de garantir a segurança das entradas e saídas de navios maiores no Complexo Portuário, a draga HAM-316 tem ainda o propósito emergencial de recuperar a profundidade do canal para até 14 metros, e a importante finalidade de reduzir os impactos de inundações, fazendo com que a grande vazão das águas das chuvas, que descem do Vale do Itajaí, possam se dissipar.

O município de Itajaí, e cidades vizinhas da região da AMFRI, assim como outras regiões do Estado de Santa Catarina, sofreram com vários pontos de enchentes e alagamentos nos últimos meses.

A draga HAM-316, recolhe os sedimentos, carrega-os em sua cisterna e, em um raio de 5 milhas, o equivalente a 10 quilômetros de distância da saída do canal de acesso ao complexo, os dejetos são despejados num ponto indicado pelas autoridades ambientais como área de descarte (bota-fora), sendo depositados em alto mar.

Segundo a empresa contratada, foram realizados nesta campanha da draga, cerca de 374 ciclos (ida e volta), com base na densidade da cisterna, cada ciclo apresenta 5.950 metros cúbicos coletados, totalizando um montante removido de 2.217.820 metros cúbicos, tendo como estimativa anual em até 4 milhões de metros cúbicos para serem dragados.

Atualmente, o canal tem uma média de 190 metros de largura e cerca de 14 metros de profundidade. A draga HAM-316, chegou em novembro para substituir a holandesa Lelystad, e atua diariamente em paralelo com a draga NJORD, sendo esta que injeta potentes jatos de água no fundo do rio, fazendo com que sedimentos sejam eliminados junto com a correnteza.

Segundo Fábio da Veiga, superintendente do Porto de Itajaí, na época, Itajaí é o único porto no Brasil a fazer a dragagem permanente desde o ano de 1999, e está em tratativas para ajustar um novo aditivo para renovar o contrato de dragagem por mais 12 meses com a empresa holandesa, responsável pela Draga de sucção HAM-316. 

No passado, tanto o terminal de Itajaí como o complexo portuário num todo, apresentaram situações extremas e dificultosas de se manter os serviços de dragagem, contudo, hoje por exemplo, mesmo com estas fortes enxurradas que a região vem enfrentando, aconteceram três grandes campanhas de dragagem levando a mais de três meses ininterruptos de serviços.


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Fonte: Click Petróleo e Gás


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