Conselheiro da OMS: varíola de macaco foi espalhada em raves na Europa

O surto teria surgido a partir de duas festas de música eletrônica

De acordo com o epidemiologista David Heymann, conselheiro da Organização Mundial de Saúde (OMS), o surto de varíola de macaco provavelmente é um evento “aleatório”, e surgiu depois de duas festas de música eletrônica na Europa: uma na Espanha e outra na Bélgica.

“Sabemos que a varíola de macaco pode ser espalhada quando há contato próximo com as lesões de uma pessoa infectada, e parece que o contato sexual pode ter amplificado a transmissão”, explicou o professor, em entrevista à rede de notícias Associated Press.

O especialista, que também faz parte da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, no Reino Unido, afirma que, provavelmente, uma pessoa infectada desenvolveu lesões nos genitais ou nas mãos, e contaminou outros durante o sexo ou um outro tipo de contato físico. A princípio, a transmissão não acontece pelo sêmen, e sim pelo líquido das feridas típicas da doença.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: TBN


Você pode gostar também de