Confira a lista de alimentos que atuam como protetores do fígado

O fígado é um órgão precioso para o correto funcionamento de todo o organismo. E a nutrição, obviamente, é crucial para a sua eficácia. Portanto saber escolher bem os alimentos será determinante para se ter um fígado saudável.

Comer em excesso e de forma incorreta é um dos motivos do mau funcionamento deste órgão, pois impede que ele retire as toxinas do organismo, além de dificultar a síntese e o processamento de nutrientes.

Como deve ser a dieta para manter o fígado saudável?

De modo geral, uma dieta amiga do fígado deve incluir:

Frutas e vegetais ricos em antioxidantes, como mirtilos, uvas, repolho, espinafre e brócolis, podem ajudar a reduzir a inflamação e proteger as células hepáticas dos danos causados pelos radicais livres.

Opte por grãos integrais, como aveia, quinoa, arroz integral e pão integral, em vez de grãos refinados. Eles são ricos em fibras que limitam a absorção de substâncias tóxicas, facilitando sua evacuação nas fezes.

Dente-de- leão, alcachofra, mostarda, alface romana e brócolis que atuam como “necrófagos” do fígado, limpando as toxinas.

Escolha fontes magras de proteína, como peixes ricos em ômega-3 (salmão, truta, sardinha), aves, feijões, lentilhas e tofu. Evite carnes processadas e com alto teor de gordura.

A glutationa é um antioxidante importante produzido naturalmente pelo corpo e está envolvida em várias funções cruciais, incluindo o apoio à função hepática saudável.

São exemplos de alimentos ricos neste antioxidante os aspargos, a melancia, mamão e abacate.

Outro alimento amigo do fígado é o alho, capaz de apoiá-lo na ativação de enzimas que eliminarão toxinas e metais pesados ​​que intoxicam o organismo.

O alho contém alicina e selênio que auxiliam nas funções de desintoxicação do fígado.

A cúrcuma também  é um tempero precioso para o correto funcionamento do fígado, pois permite a digestão das gorduras e estimula a produção de bile.

Os óleos vegetais são preferíveis aos de origem animal (como a manteiga), para não pesar e sobrecarregar o fígado.

Óleos vegetais como azeite, óleo de semente e óleo de cânhamo são ideais como fonte saudável de lipídios.

Serão capazes de apoiar o fígado na sua função de purificar o corpo das toxinas e evitar a sua acumulação excessiva.

Catraca Livre

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: TBN


Você pode gostar também de