Vestibular causa polêmica por ligar Bolsonaro ao “neofascismo”

Uma prova de vestibular para o curso de Medicina da Universidade Positivo, realizada no último domingo (16), causou polêmica por considerar como verdadeira uma afirmação que ligava o presidente Jair Bolsonaro (PL) ao “neofascismo, cristofascismo e o fundamentalismo”.

A questão discutida apresentava quatro assertivas e perguntava ao candidato sobre quais seriam verdadeiras e quais seriam falsas. Em uma delas, o texto dizia o seguinte: “O Bolsonarismo é um fenômeno que mescla populismo, com variantes modernas de fascismo, como o neofascismo, cristofascismo e o fundamentalismo”.

No gabarito preliminar divulgado na última segunda-feira (17) pela AIETEC – Instituto Consultec de Educação, entidade que organizou a prova, a assertiva foi considerada verdadeira. Ou seja, o candidato era obrigado a relacionar o apoio ao presidente da República ao “neofascismo, cristofascismo e o fundamentalismo” para acertar o item.

No entanto, em meio à repercussão do caso, a AIETEC afirmou que a questão será considerada “anulada” no gabarito definitivo para não prejudicar os candidatos. A entidade disse ter tomado a decisão pela “necessidade de primar pela qualidade da seleção de candidatos, com justiça e isonomia”.

– Assumindo que houve impropriedade na abordagem da questão, e preservando a necessidade de primar pela qualidade da seleção de candidatos, com justiça e isonomia, a AIETEC vem a público para informar que a referida questão figurará no gabarito definitivo: como anulada, assegurando a equidade da concorrência dos participantes – declarou.

A Universidade Positivo também se posicionou sobre o caso e destacou “os valores de pluralidade, independência político partidária e religiosa” da instituição. A entidade, assim como a AIETEC, reiterou que a questão será anulada na versão definitiva do gabarito.

– Após ciência dos questionamentos de candidatos sobre a questão 38 do vestibular, foram solicitadas informações à Rede AIETEC – Instituto CONSULTEC de Educação, bem como a anulação de tal questão, o que já foi atendido e será levado em consideração no processamento das notas, evitando qualquer prejuízo aos candidatos – completou.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Pleno.News


Você pode gostar também de