TRE-PR forma maioria pela não cassação de Sergio Moro

Nesta terça-feira (9), o desembargador Anderson Ricardo Fogaça, do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), votou pela não cassação do senador Sergio Moro (União Brasil-PR). Com a decisão, o tribunal formou maioria para que o parlamentar não perca seu mandato.

São quatro votos a favor de Moro até o momento, eles foram proferidos pelos desembargadores Luciano Carrasco Falavinha (relator), Guilhermo Frederico, Cláudia Cristina Cristofani e Anderson Ricardo Fogaça.

Dois juízes votaram a favor da cassação, sendo eles José Rodrigo Sade e Julio Jacob Junior, ambos indicados pelo presidente Lula para o TRE-PR. Os outros cinco desembargadores não foram indicados pelo Executivo.

Os dois processos contra Moro foram movidos pelos partidos PT e PL que acusam o ex-juiz federal de abuso de poder econômico por ter feito pré-campanha nas eleições de 2022 para a Presidência da República e, depois, para o cargo de deputado federal pelo estado de São Paulo.

O relator do caso, Falavinha, entendeu que Moro não teve vantagem em relação aos seus concorrentes por ter feito a pré-campanha. Já o desembargador José Rodrigo Sade, o primeiro a votar pela cassação, entendeu que houve “patente abuso” por parte de Sergio Moro e “quebra de isonomia do pleito”.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Pleno.News


Você pode gostar também de