RS: Deputados trocam farpas e citam Hang e Felipe Neto

A tragédia causada pelas chuvas no Rio Grande do Sul virou palco para discussão entre parlamentares na Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados nesta terça-feira (7). A controvérsia começou com a discussão de proposta de moção de aplausos a Luciano Hang, dono das lojas Havan. Apesar de uma de suas lojas ter sido totalmente inundada, o empresário irá doar os itens que foram salvos.

A inclusão do tema na pauta do colegiado foi alvo de protesto da oposição.

O deputado Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ) disse que era uma tentativa de “politização em cima da dor”. Ele cobrou que há artistas e celebridades da esquerda e da direita ajudando as vítimas no Rio Grande do Sul e “não faria sentido” homenagear apenas um empresário.

Quando o nome do influenciador Felipe Neto foi mencionado pelo psolista, demais integrantes do colegiado ironizaram.

– E a Madonna? – perguntaram outros deputados.

O requerimento foi rejeitado por falta de votos. O placar terminou com 18 votos favoráveis a 3 contra. Eram necessários 20 apoios, em razão de ser uma matéria que seria incluída na pauta durante a sessão. O autor da iniciativa, deputado Paulo Bilynskyj (PL-SP) mencionou ações feitas por Hang para ajudar os vitimados e afirmou que ele é perseguido pela esquerda.

Hang não foi a única pessoa a ser alvo de moção de aplausos pela Comissão de Segurança da Câmara. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), também foi elogiado pela “atuação exemplar” em apoio ao Rio Grande do Sul.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de outro lado, foi alvo de moção de repúdio pela “demora em mobilizar o Exército Brasileiro para atuar no resgate e apoio no estado”.

– Empresários e civis se uniram para ajudar no regate das vítimas enquanto o Estado não age – escreveu Bilynskyj, também autor do requerimento.

AJUDE O RIO GRANDE DO SUL
Com mais de 70% de seu território afetado pela calamidade climática, o estado sulista sofre com severos estragos, e sua ajuda é fundamental para que as vítimas possam recomeçar suas vidas. Uma das formas de fazer doações é o financiamento coletivo criado pelo influenciador Badin, o Colono. Acesse enchentes@vakinha.com.br e deixe sua contribuição!

*AE

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Pleno.News


Você pode gostar também de