Reitor da Universidade Zumbi dos Palmares chama Moraes de ‘herói nacional’

O reitor da Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes de ‘herói nacional’. 

Vicente justificou dizendo que Moraes agiu dentro dos termos da lei durante as investigações sobre a suposta tentativa de golpe de Estado por parte do ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados. 

Leia mais notícias de Política em Oeste

Para Vicente, Moraes está conduzindo o processo de forma “correta, serena e severa”. O reitor ainda afirmou que o ministro está garantindo os direitos de todos os envolvidos e seus advogados.

O reitor também disse que o ministro não pode ser afastado enquanto não finalizar o processo e punir todos os responsáveis.

Para Vicente, afastamento de Moraes não é “razoável”

Em sua fala no programa da TV Cultura de São Paulo, José Vicente também comentou o pedido de afastamento de Alexandre de Moraes, feito pelos advogados de defesa de Bolsonaro. Vicente afirmou que o afastamento é improvável e que, caso aconteça, não será “razoável”, visto que, para ele, o ministro está participando das investigações de uma suposta tentativa de golpe de Estado.

Os advogados de Bolsonaro protocolaram a arguição de impedimento no STF na quarta-feira 14. A solicitação é assinada pelo advogado Fabio Wajngarten e outros profissionais e foi direcionada ao presidente do Supremo, Luís Roberto Barroso. Além do afastamento de Moraes, a defesa do ex-presidente da República quer a anulação de todos os atos adotados pelo ministro até agora.

Leia mais em: “Bolsonaro pede afastamento de Moraes de inquérito sobre suposta tentativa de golpe

Na petição, os advogados afirmam que Moraes é, ao mesmo tempo, vítima e juiz do processo, o que é proibido pela legislação brasileira. A existência de um juiz imparcial para o julgamento de uma casa é uma regra de todos os regimes democráticos.

“Tanto o conteúdo da representação [da Polícia Federal que investiga a suposta tentativa de golpe] quanto a decisão revelam, de maneira indubitável”, afirma a defesa de Bolsonaro. “Uma narrativa que coloca o ministro relator no papel de vítima central das supostas ações que estariam sendo objeto da investigação, destacando diversos planos de ação que visavam diretamente sua pessoa.”

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de