Petrobras para ‘todos, todas e todes’

Em reportagem publicada na Edição 209 da Revista Oeste, Cristyan Costa chama a atenção para questões ligadas ao identitarismo de gênero em ações promovidas pela Petrobras. A petrolífera, que tem o governo federal como principal acionista, tem como presidente o petista Jean Paul Prates.

Leia um trecho da matéria sobre a Petrobras

“Além desse suco identitário que o alto escalão da Petrobras faz descer goela abaixo dos funcionários, cresce o clima policialesco em determinados departamentos por mudanças até na forma de falar. Em 21 de setembro do ano passado, a estatal aprovou uma ‘Política de Diversidade, Equidade e Inclusão’, a fim de reforçar o ‘compromisso da empresa no avanço da promoção da diversidade e inclusão’. Entre outras propostas, a medida estabeleceu a criação de ‘comitês e grupos de afinidade’. Esses colegiados compostos de funcionários da própria estatal visam a promover a ‘acessibilidade, o combate à discriminação e ao assédio’.

Em um canal de comunicação interno criado no escopo dessas mudanças, um funcionário ensina os demais a falar de forma ‘inclusiva’. O servidor é orientado por meio de uma lista com ‘termos neutros correspondentes’. Nos bastidores, há quem ache essa inserção forçada. Existe o medo de, em um eventual descumprimento, haver punições, como afastamento, advertência ou um processo na Justiça, por suposto preconceito contra a identidade de gênero do sujeito. ‘Nos sentimos de mãos atadas’, disse um servidor.

Em outro espaço, chamado Canal Integridade, uma funcionária põe um ‘informativo’ redigido pelos membros do Comitê de Diversidade com ‘orientações neutras’. No lugar de ‘homem hora’, um termo técnico que mensura o rendimento médio mensal de uma pessoa, recomenda-se usar ‘humano hora’. ‘A utilização de um termo neutro gera um impacto positivo e promove o princípio da igualdade’, escreveu uma servidora membro do tal comitê, ao avisar aos demais participantes do grupo que a ordem deve ser seguida pelas demais áreas da estatal.”

Gostou? Dê uma olhada no conteúdo abaixo.

Revista Oeste

A Edição 209 da Revista Oeste vai além do texto de Cristyan Costa. A publicação digital conta com reportagens especiais e artigos de Branca Nunes, Liz Wolfe, Evaristo de Miranda, Dagomir Marquezi, Ubiratan Jorge Iorio, Carlo Cauti, Flávio Gordon, Eugenio Goussinsky, Myllena Valença, Guilherme Fiuza, Alexandre Garcia, Rodrigo Constantino, J.R Guzzo e Silvio Navarro.

Startup de jornalismo on-line, a Revista Oeste está no ar desde março de 2020. Sem aceitar anúncios de órgãos públicos, o projeto é financiado diretamente por seus assinantes. Para fazer parte da comunidade que apoia a publicação digital que defende a liberdade e o liberalismo econômico, basta clicar aqui, escolher o plano e seguir os passos indicados.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de