‘Parece que o povo do Brasil teme a chegada de uma ditadura’, diz jornalista que revelou o Twitter Files Brasil

Responsável por divulgar o escândalo do Twitter Files Brasil, o jornalista norte-americano Michael Shellenberger disse que o povo brasileiro parece temer a chegada de uma ditadura ao país. Ele fez o comentário no domingo 7, no Twitter/X, em meio à escalada de tensão entre o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e o empresário Elon Musk.

Parece que o povo do Brasil teme a chegada de uma ditadura! pic.twitter.com/zRQ9dyVpFt

Shellenberger, que já assumiu ter apoiado o Partido dos Trabalhadores (PT) no passado, denunciou por meio de uma extensa thread a ligação de autoridades brasileiras com a censura de perfis ligados à direita no Brasil.

No conteúdo, o jornalista norte-americano expôs materiais que, segundo ele, confirmam o abuso de poder por parte da Corte e do ministro Alexandre de Moraes.

TWITTER FILES – BRAZIL

Brazil is engaged in a sweeping crackdown on free speech led by a Supreme Court justice named Alexandre de Moraes.

De Moraes has thrown people in jail without trial for things they posted on social media. He has demanded the removal of users from social…

Em meio à possibilidade de Alexandre de Moraes bloquear o Twitter/X no Brasil, Elon Musk sugeriu aos internautas que usassem VPN. Essa sigla quer dizer virtual private network, ou rede privada virtual. O VPN cria uma conexão segura da internet do usuário contra eventual acesso não autorizado.

To ensure that you can still access the 𝕏 platform, download a virtual private network (VPN) app https://t.co/ui55eq2KKp

Em sua conta pessoal, Elon Musk publicou um vídeo do perfil “Dose Designer”, que orienta as pessoas a instalarem o programa. “Basta baixar um aplicativo VPN de sua escolha, iniciá-lo e conectar-se ao local de sua preferência”, escreveu o perfil. “Depois de ativado e conectado, você poderá acessar qualquer aplicativo restrito em sua região.”

Using a VPN is very easy https://t.co/vWcCRn3S5J

Dono do Twitter/X na mira de Alexandre de Moraes

Desde o último sábado, 6, Elon Musk passou a criticar as decisões de Alexandre de Moraes. Entre outras coisas, o dono do Twitter/X acusou o magistrado de trair a Constituição brasileira. “Esse juiz traiu descarada e repetidamente a Constituição e a população do Brasil”, afirmou o empresário. “Ele deveria renunciar ou sofrer impeachment.”

Em meio às críticas, Alexandre de Moraes decidiu incluir o empresário em um dos seus inquéritos, conhecido por investigar supostas milícias digitais.

“Determino a inclusão de Elon Musk, dono e CEO da provedora da rede social X, em face do cargo ocupado, como investigado do Inquérito 4.874, pela, em tese, dolosa instrumentalização criminosa da provedora de rede social X, em conexão com os fatos investigados nos Inquéritos 4.781, 4.923, e PET 12.100”, escreveu o ministro, que errou ao dizer que Musk é CEO da empresa — quando na verdade o cargo é ocupado por Linda Yaccarino.

Leia mais: “O escândalo dos arquivos do Twitter Brasil, matéria de Ana Paula Henkel publicada na edição 211 da Revista Oeste”

Gabriel de Souza é estagiário da Revista Oeste em São Paulo. Sob a supervisão de Edilson Salgueiro

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de