MP eleitoral do Rio pede a cassação de Cláudio Castro

O Ministério Público Eleitoral do Rio de Janeiro (MP-RJ) move uma ação contra o governador reeleito do Estado, Cláudio Castro (PL-RJ), e seu vice, Thiago Pampolha (União Brasil), para cassar a diplomação de ambos e torná-los inelegíveis por oito anos. A justificativa do MP-RJ seriam “gastos ilegais” promovidos pelos dois.

De acordo com um documento apresentado pelos procuradores eleitorais, “foram identificadas empresas, fornecedoras de bens e serviços de campanha, com número reduzido de empregados, o que poderia, em tese, caracterizar indícios de falta de capacidade operacional, totalizando uma despesa de pouco mais de um milhão.

Os procuradores também dizem que houve “desequilíbrio” nas eleições. “O tamanho do ilícito perpetrado pelos representados, que, sem sombra de dúvidas, causou verdadeiro desequilíbrio no pleito eleitoral, é o que deve ser levado em consideração.”

Ação anterior do MP eleitoral

O ministério já moveu outra ação contra Castro e Pampolha e mais dez pessoas na semana passada: três secretários, três deputados federais pelo Rio e quatro deputados estaduais.

Na medida, o MP acusou-os de “conduta vedada”, “favorecimento político” e “favorecimento econômico”, por causa de irregularidades encontradas na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e a Fundação CEPERJ, que realiza serviço de pesquisa para o governo estadual.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de