Membros de entidade pedem expulsão de desembargador que defendeu prisão de Moraes

Membros da Associação de Magistrados Brasileiros (AMB) apresentaram um pedido de expulsão do desembargador aposentado do TJDFT Sebastião Coelho da Silva, após este ter defendido – e reiterado – a prisão do ministro e presidente do TSE Alexandre de Moraes.

O manifesto, assinado por 17 membros da entidade, incluindo ex-presidentes da associação, foi entregue nesta sexta-feira (2) à juíza Renata Gil, atual presidente da entidade. O magistrado aposentado tem ganhado notoriedade nos últimos dias ao citar que Moraes cometeu crimes contra a democracia.

– Em nenhum momento o associado descreveu quais seriam os alegados crimes do Ministro e, ao contrário, agiu de forma irresponsável, ao pretender dar sustentação jurídica a uma medida ilegal e absolutamente atentatória ao Poder Judiciário e à independência da magistratura, uma vez que criminaliza a atividade jurisdicional – alegam os autores do manifesto.

A primeira declaração de Coelho sobre o tema foi no último dia 20, quando discuros paa manifestantes em frente ao QG do Exército, em Brasília. Na ocasião, ele declarou que a solução para os problemas que o Brasil Vêm enfrentando seria a prisão de Moraes, e que havia base legal para isso.

– Não é necessário lembrar que os manifestantes mobilizados no bloqueio de estradas estão praticando grave atentado contra a ordem democrática, e somente não foram dispersados completamente pela complacência das autoridades que seriam responsáveis por tal desocupação – dizem os juízes no pedido de explusão.

A segunda ocasião foi durante audiência pública promovida pelo senador Eduardo Girão (Podemos-CE) nesta semana, no Senado Federal. A sessão que discutia a fiscalização das inserções de propagandas políticas eleitorais, na Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor, do Senado Federal.

– Ele vem cometendo crimes. Se algum dos ministros do STF der habeas corpus para Alexandre de Moraes, eles também poderão ser presos. Vai fechar o STF? Não. Convoca-se os ministros do STJ (Superior Tribunal de Justiça) para substituir até que tudo se normalize. Não vamos desistir – disse Coelho.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Pleno.News (@plenonews)

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Pleno.News


Você pode gostar também de