“Grave”, diz Lula sobre opositora de Maduro ficar fora das eleições

Ao lado do seu homólogo francês, Emmanuel Macron, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se pronunciou sobre as eleições venezuelanas, nesta quinta-feira (28). O petista descreveu como “grave” que a principal rival de Nicolás Maduro, Corina Yoris, não tenha conseguido registrar sua candidatura no pleito presidencial.

– Eu fiquei surpreso com a decisão. Primeiro a decisão boa, da candidata que foi proibida de ser candidata pela Justiça [María Corina Machado], indicar uma sucessora [Corina Yoris]. Achei um passo importante. Agora, é grave que a candidata não possa ter sido registrada. Ela não foi proibida pela Justiça. Me parece que ela se dirigiu até o lugar e tentou usar o computador, o local, e não conseguiu entrar. Então foi uma coisa que causou prejuízo a uma candidata – declarou o presidente brasileiro.

O petista disse ainda que não há explicação para Corina Yoris ter sido deixada de fora das eleições.

– Não tem explicação jurídica, política, você proibir um adversário de ser candidato – completou.

Macron também se manifestou, afirmando que tentará persuadir Maduro a liberar a candidatura de opositores que foram barrados.

Segundo informações do Estadão, a mudança de discurso de Lula em relação à situação política na Venezuela ocorreu devido ao desgaste político que ele sofreu após expressar reiteradas vezes seu apoio a Maduro, e ao fato de o ditador não se comprometer a realizar eleições livres no país.

A resposta sarcástica da chancelaria venezuelana à nota do Itamaraty – que expressou preocupação com as eleições vizinhas – também contribuiu para que Lula reprovasse abertamente a condução do pleito. Na reação, a Venezuela disse que o posicionamento do Ministério das Relações Exteriores brasileiro foi “redigido por funcionários” e que parecia “ter sido ditado pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos”.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Pleno.News


Você pode gostar também de