Governo Lula vai tirar Ceagesp de programa de privatização

O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, afirmou que está próxima a retirada da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) do Programa Nacional de Desestatização (PND). Ele falou sobre o tema na quarta-feira 27.

“Só falta agora o conselho do PND autorizar, mas todas as justificativas estão dadas e feitas”, disse o ministro. Ele falou à à imprensa durante a 15ª Santa Feira do Peixe, realizada no entreposto de pescados da Ceagesp, na quarta-feira.

Ou seja, o governo Lula decidiu tirar o entreposto, que fica na zona oeste da capital paulista, da lista de companhias que poderão passar por processo de privatização. Dessa forma, o Estado seguirá arcando com os custos operacionais.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Teixeira disse que a Ceagesp “é uma empresa lucrativa, superavitária e que pode crescer muito mais”. De acordo com o ministro, a Ceagesp terá papel central no Plano Nacional de Abastecimento Alimentar

“Então esse governo vê um sentido estratégico da Ceagesp no abastecimento de alimentos do Brasil”, afirmou Teixeira.

Quem é o ministro que falou sobre a (não privatização) do Ceagesp

Filiado ao Partido dos Trabalhadores, o ministro que falou sobre o fim do projeto de privatização do Ceagesp foi reeleito deputado federal por São Paulo em 2022 — condição essa que só ocorreu por causa da impugnação da candidatura do influenciador digital Pablo Marçal. Ligado aos ditos “movimentos sociais”, sobretudo o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Paulo Teixeira foi a escolha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para comandar o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, que foi ressurgiu na gestão do PT a partir do desmembramento da pasta da Agricultura e Pecuária. Ele está, a saber, no cargo do primeiro escalão do Poder Executivo federal desde 1º de janeiro de 2023.

Revista Oeste, com informações da Agência Estado

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de