Derrite: ‘Está na hora de colocar um ponto final nas saidinhas’

Guilherme Derrite (PL), deputado federal e secretário licenciado de Segurança Pública de São Paulo, afirma que projeto para mudar as regras sobre as saídas temporárias de detentos deve ser aprovado ainda nesta semana. Ele deu a declaração nesta segunda-feira, 18, no programa Oeste Sem Filtro.

“Ninguém aguenta mais a progressão de regime, audiência de custódia e as saídas temporárias como são atualmente”, disse Derrite. “A tendência é que, aprovando ainda nesta semana o fim das saídas temporárias, poderemos apresentar novas propostas em breve.”

Derrite se refere ao Projeto de Lei (PL) 2.253, que propõe o fim das “saidinhas”. A proposta foi recentemente aprovada pelo Senado, mas, em virtude das alterações feitas pelos senadores, voltou para a análise da Câmara.

Leia mais: “Senado aprova urgência de projeto para ‘limitar’ saidinhas de presos“

Relator do projeto em 2022, quando ainda era deputado federal, Derrite pediu sua exoneração temporária do cargo de secretário de Segurança Pública de São Paulo para retornar ao Parlamento e novamente relatar a proposta.

“Nossa intenção é ainda nesta semana colocar um fim nessa história”, disse o deputado. “Essa é minha prioridade. Por isso, pedi minha exoneração ao governador Tarcísio de Freitas. Na legislatura passada, tivemos 311 votos favoráveis a este projeto. A tendência é que consigamos aprovar novamente, em virtude do clima e do ambiente.”

Leia mais: “Tarcísio libera Derrite para participar de tramitação do projeto das ´saidinhas´ na Câmara”

Mudanças na “saidinha”

O projeto, aprovado pela Câmara, acaba com as saídas temporárias em datas comemorativas e prevê a adoção de um exame criminológico, que abrange questões de ordem psicológica e psiquiátrica, como requisito para a progressão de regime.

“Três pontos principais pautam este projeto: o fim dos ‘saídões’, o retorno do exame criminológico para qualquer progressão de regime e a ampliação de monitoramento eletrônico por meio de tornozeleiras para outros regimes de cumprimento de pena, como o regime aberto”, explicou Derrite.

Derrite defende a Operação Verão

Interpelado pelo comentarista Rodrigo Constantino, sobre as dificuldades do combate ao crime em São Paulo, o secretário licenciado afirmou que o governo paulista tem feito um trabalho de “asfixia financeira” sob a cadeia logística do tráfico de drogas, o que gerou a “maior apreensão de drogas e armas da historia do país”.

Derrite também rebateu as críticas de setores da esquerda ao governador Tarcísio de Freitas, em virtude da Operação Verão. Desde o início da força-tarefa, as polícias apreenderam 800 criminosos. Ao todo, 48 pessoas morreram.

Leia mais: “Operação Verão prende mais de 800 bandidos e apreende 300kg de drogas”

Recentemente, a ONG Conectas, em conjunto a Defensoria Pública de São Paulo, pediu à “Pode ir na ONU, na Liga da Justiça, no raio que o parta que eu não tô nem aí” .

“A gente se sente representado pelas falas do governador”, salientou Derrite. “O confronto não é desejável pelos policiais. Trabalhamos para evitar o confronto, mas a gente vive no mundo real. Esses criminosos estão tendo respostas no limite da lei. Durante a nossa gestão, já tivemos a maior redução de homicídios na história do Estado de São Paulo.”

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de