Deputado cobra explicações sobre visita de Macron ao Brasil

O deputado federal Filipe Barros (PL-PR) protocolou na noite desta quarta-feira, 27, um requerimento de informações dirigido ao Luiz Inácio Lula da Silva (PT) explique uma série de questões relacionadas à visita do presidente da França, Emmanuel Macron, ao Brasil.

No documento, o membro da oposição na Câmara dos Deputados pede que os acordos firmados entre o Brasil e a França sejam disponibilizados na íntegra, além dos estudos técnicos que motivaram a elaboração desses termos.

“Graças ao nanismo diplomático de Lula, a soberania nacional corre o risco de ser trocada por um passeio de mãos dadas pela floresta”, disse Barros, em seu perfil no Twitter/X. “Macron não ficaria três dias no Brasil em troca de um book fotográfico na selva. Precisamos entender os interesses envolvidos na visita”.

Graças ao nanismo diplomático de Lula, a soberania nacional corre o risco de ser trocada por um passeio de mãos dadas pela floresta.

Macron não ficaria três dias no Brasil em troca de um book fotográfico na selva. Precisamos entender os interesses envoltos na visita.

Entrei com… pic.twitter.com/SAzyuDLDeH

Ele também pede ao governo federal que explique os efeitos práticos e jurídicos das negociações e solicita ao Ministério das Relações Exteriores uma estimativa de quando as mensagens de acordo serão enviadas ao Congresso Nacional.

A viagem de Macron

Emmanuel Macron chegou no Brasil na terça-feira 26 e visitou a Floresta Amazônica com Lula. A agenda do francês também inclui viagens a Belém, Itaguaí (RJ), São Paulo e Brasília.

Em Belém, Macron admitiu que a Floresta Amazônica é alvo de cobiça e anunciou um programa que pretende investir € 1 bilhão (R$ 5 bilhões) na bioeconomia da Amazônia brasileira e da Guiana Francesa, território ultramarino da França na América do Sul.

A primeira visita de Emmanuel Macron ao país também rendeu memes nas redes sociais por causa das fotos de Lula e o presidente francês. As fotos do encontro chamaram atenção de internautas, que chegaram a comparar as imagens a um ensaio fotográfico pré-casamento. 

ensaio pré wedding do ano pic.twitter.com/9WE4Gq0wi1

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de