Defesa adia compra de blindados com empresa de Israel

O Exército Brasileiro, por determinação do ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, adiou a assinatura do contrato com a empresa israelense Elbit Systems para a aquisição de 36 viaturas blindadas de obuseiros 155 mm. Esses obuseiros são canhões de grande alcance e precisão que serão utilizados pela artilharia.

De acordo com o Estadão, inicialmente, o contrato previa a entrega de um primeiro lote do equipamento militar após a assinatura que estava prevista para acontecer na terça-feira (7). No entanto, a nova previsão é finalizar a compra em até 60 dias.

A justificativa do Exército para o adiamento é a necessidade de submeter o processo novamente à assessoria jurídica do Ministério da Defesa devido a alterações feitas na fase final do processo de seleção da licitação.

A medida ocorre em meio ao enfrentamento da catástrofe no Rio Grande do Sul pelas Forças Armadas. Aliados de Lula avaliam que a compra de equipamento bélico poderia ofuscar a ação positiva dos militares.

ARTISTAS CONTRA ISRAEL CRITICAM A COMPRA
Ainda segundo o jornal, a decisão de adiamento foi tomada com o objetivo de ganhar tempo para costuras políticas, visando aplacar resistências de petistas e aliados do presidente Lula (PT).

A aquisição, que envolve quase R$ 1 bilhão, chamou a atenção de políticos e apoiadores do governo devido à postura crítica das lideranças da esquerda brasileira em relação à conduta do governo israelense na guerra com o grupo terrorista Hamas.

O cantor Chico Buarque, os ex-ministros José Dirceu e Paulo Sérgio Pinheiro, além de outros apoiadores do governo petista, enviaram uma carta a Lula pedindo que o Brasil interrompesse a importação das armas israelenses. Essa iniciativa foi encabeçada pela Anistia Internacional e pelo coletivo Vozes Judaicas por Libertação.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Pleno.News


Você pode gostar também de