Fuga em Mossoró: retirada da Força Nacional das buscas por bandidos é ‘estratégica’, diz secretário

Em entrevista ao programa JR Entrevista, da TV Record, o secretário nacional de Força Nacional das buscas pelos fugitivos de Mossoró foi uma “mudança de estratégia”. As declarações foram ao ar na quarta-feira 27.

Garcia também disse que acredita que as forças locais vão conseguir recapturar os criminosos. A procura por Rogério da Silva Mendonça (Tatu) e Deibson Cabral Nascimento (Deisinho) chega ao 46º dia neste sábado, 30.

“O que está sendo planejado é uma mudança de estratégia, mantendo as forças locais fazendo os trabalhos de execução de buscas e ao mesmo tempo intensificando as investigações”, disse o secretário, em entrevista. “Nós acreditamos que vamos, com as investigações, com o trabalho de inteligência policial, realizar a recaptura dos dois”

Uma Investigação Preliminar Sumária (IPS) empreendida pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), constatou que as falhas de procedimentos podem ter resultado na fuga dos detentos.

Leia mais em: “Fuga em Mossoró (RN): dupla ficou pelo menos um mês sem passar por revista”

Os presos fugiram por meio de um buraco na luminária de suas celas, aberto com uma espécie de chapa de 20 cm. Além da falta de revista, a operação registrou deficiências estruturais na penitenciária, como o uso de luminárias com parafusos inadequados e a ausência de laje no shaft (espaço da manutenção do presídio, onde estão as máquinas, as tubulações e toda a fiação).

Fuga em presídio de Mossoró caminha para o segundo mês

A fuga da dupla do Comando Vermelho (CV) irá completar dois meses no dia 14 de abril, e as operações de busca e captura não conseguiram grandes avanços.

Desde o episódio, os fugitivos já mantiveram uma família como refém e foram avistados em comunidades diversas. Além disso, eles se esconderam em uma propriedade rural e agrediram um homem na zona rural de Baraúna, município vizinho a Mossoró e próximo à divisa do Rio Grande do Norte com o Ceará.

A Polícia Federal (PF) acredita que o CV está financiando uma espécie de “rede de apoio” para impedir que os criminosos sejam capturados pelas autoridades.

Leia mais em:“Mossoró: fuga de prisioneiros completa 1 mês”

A última notícia que se tem da dupla é do dia 3 de março. Durante a madrugada, agricultores da fazenda em Baraúna disseram ter visto os criminosos, que assaltaram moradores da região. A polícia não encontrou maiores evidências que levassem aos bandidos.

A PF anunciou uma recompensa de R$ 15 mil por informações que levem à captura da dupla. Para denunciar, é preciso usar o serviço do Disque 180 ou enviar uma mensagem para o WhatsApp da agência, no número 84-98132-6057. As denúncias são anônimas.

+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de