‘Cometa do Diabo’ fica visível no Brasil; saiba como acompanhar

No próximo domingo, 21, os brasileiros vão ter a oportunidade de observar o cometa 12P/Pons-Brooks, conhecido como “Cometa do Diabo”. A visibilidade do fenômeno celeste será possível no Hemisfério Sul, com horários específicos para diferentes regiões do Brasil.

Na Região Norte, em especial no Acre, o cometa poderá ser visto até aproximadamente às 19h50, em razão da localização do Estado no extremo oeste do país.

Já no Nordeste, os observadores podem ver o evento espacial entre 17h45 e 18h20. No Rio de Janeiro, a observação será possível até as 18h20. Em virtude da proximidade com a Linha do Equador, as regiões Norte e Nordeste possuem uma vantagem em relação à altitude do cometa ante as demais partes do Brasil.

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

De acordo com informações da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (Nasa), o cometa vai se posicionar na 15° da linha do horizonte, na direção oeste, relativamente mais baixo no céu.

Como observar o Cometa do Diabo?

Assim como recomendado para qualquer observação no céu noturno, há mais chances de conseguir avistar o cometa em um local escuro, com poucas luzes artificiais.

Leia mais: “Telescópio identifica cometa raro perto da Terra”

Outro ponto importante no caso do Cometa do Diabo é encontrar uma localização na qual o horizonte esteja livre na direção oeste, pois o corpo celeste aparecerá bem baixo no céu.

Embora exista a expectativa de que o corpo celeste fique visível a olho nu, também recomenda-se o uso de um binóculo ou telescópio para aqueles que não querem perder a experiência.

Origem e características do “Cometa do Diabo”

O 12P/Pons-Brooks foi descoberto pelo astrônomo francês, Jean-Louis Pons, e o astrônomo inglês William Robert Brooks. Sua designação como “Cometa do Diabo” se deve à aparência assimétrica que lembra chifres, resultado da pressão da radiação solar que moldou sua cauda de gás e poeira.

A peculiaridade do formato em chifre do “Cometa do Diabo” despertou o interesse de astrônomos, que investigam suas possíveis origens. Teorias sugerem que a liberação desigual de gás e poeira devido à pressão solar ou um bloqueio na visão de parte do material luminoso emitido pelo cometa podem explicar essa característica.

Aplicativo mostra onde está o fenômeno celeste em tempo real

É possível poupar o tempo de procurar pelo corpo celeste, basta baixar o aplicativo de astronomia Sky Tonight – Mapa de Estrelas. Veja o passo a passo:

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de