Ministério da Saúde reduz tempo de isolamento para covid-19

O Ministério da Saúde decidiu reduzir o período de isolamento para pessoas que testaram positivo para covid-19.

Isso pode mudar o período de afastamento do trabalho de profissionais infectados.

Segundo o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, o Ministério da Saúde usou como parâmetro as medidas de isolamento aplicadas nos Estados Unidos e no Reino Unido.

Veja como ficou

Se ao 5º dia o paciente não tiver sintomas respiratórios e febre por um período de 24 horas, (sem uso de antitérmico), ele pode fazer o teste (antígeno ou PCR).

Se for negativo, ele pode sair do isolamento. Caso o paciente assintomático apresente teste positivo no 5º dia, deverá manter o isolamento até o 10º dia.

Se ao 7º dia o paciente estiver assintomático, ele está liberado do isolamento, sem necessidade de fazer o teste.

Se o paciente continuar com sintomas respiratórios ou febre, ele pode fazer o teste (PCR ou antígeno).

Caso dê negativo, pode sair do isolamento. Se der positivo, deve ficar resguardado até 10 dias e só sair quando não tiver mais sintomas.

Após 10 dias, se estiver sem sintomas respiratórios, não é necessário fazer o teste e o paciente pode sair do isolamento.

Cuidados devem permanecer

Apesar da mudança no tempo de isolamento, o Ministério da Saúde reforça que todos os pacientes devem manter as recomendações até o 10º dia.

Entre elas, evitar aglomerações, o contato com pessoas com comorbidades, continuar usando máscara e outras medidas não farmacológicas.


Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de