Preço do etanol recua na entressafra e alivia valor na bomba

Nas últimas semanas, o preço dos combustíveis nos postos, principalmente do etanol, sofre uma pequena redução que já se tornou perceptível para os motoristas.

Isso aconteceu devido à redução do valor do etanol hidratado (que abastece diretamente os tanques) e também do efeito do etanol anidro no preço da gasolina.

Desde meados de novembro, os preços dos dois biocombustíveis passaram a cair para os produtores, com reflexos nas bombas mais recentemente.

O movimento contraria a tendência desta época do ano, que é justamente de alta dos preços por causa do início da entressafra de cana.

Em São Paulo, que abriga o maior mercado consumidor do país, o preço do etanol hidratado cai há quatro semanas, assim como o da gasolina, embora em menor proporção.

Na semana encerrada no dia 18, o combustível renovável caiu abaixo de R$ 5 o litro na média dos postos paulistas.

Os preços dos combustíveis já estão em queda nas bombas na maior parte dos Estados brasileiros no último mês. Apenas na última semana, o etanol hidratado recuou em 20 Estados e a gasolina, em 22.

Esse recuo está relacionado a diversos fatores.

Um deles, segundo os especialistas, é a surpresa do mercado com a extensão da moagem de cana no Centro-Sul além do que se esperava, superando as expectativas na reta final da safra, de acordo com o último levantamento da União das Indústrias de Cana-de-Açúcar.


Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de