O motor a diesel mais eficiente do mundo, com eficiência térmica de 53,09%, foi apresentado pela empresa Weichai, da China

Desde a invenção do motor a diesel de combustão interna há 127 anos, engenheiros e cientistas têm se esforçado para melhorar sua eficiência térmica.

A Weichai Power, da China, estabeleceu um novo recorde de eficiência térmica em motores diesel, atingindo 53%. Este avanço, que supera desafios técnicos e impulsiona a sustentabilidade, reflete um esforço contínuo e colaborativo na indústria de combustão interna. Descubra mais sobre este feito significativo e suas implicações para o futuro.

Em um evento recente em Tianjin, China, durante o Congresso Mundial de Motores de Combustão Interna 2024, a empresa chinesa Weichai Power fez história ao revelar o primeiro motor diesel com eficiência térmica de 53,09%. Este feito não só representa um avanço tecnológico, mas também um importante passo em direção à sustentabilidade no uso de combustíveis fósseis.

Este marco foi reconhecido por organizações internacionais como a TÜV SÜD e o Centro de Tecnologia e Pesquisa Automotiva da China, que confirmaram este recorde mundial em eficiência térmica, um indicador econômico chave nos motores diesel. Desde sua invenção, há 127 anos, a melhoria contínua da eficiência térmica do motor diesel tem sido um desafio constante, refletindo o avanço tecnológico e a força industrial das nações.

Desde 2015, a Weichai Power desenvolveu uma equipe de pesquisa em motores de alta eficiência térmica, formada por centenas de doutores e milhares de engenheiros. Esta equipe colaborou com especialistas nacionais e internacionais e com parceiros da indústria e universidades para avançar nas fronteiras da inovação tecnológica. Em 16 de setembro de 2020, a empresa alcançou um marco ao lançar um motor diesel com uma eficiência térmica de 50,23%. Esse número aumentou para 51,09% em 8 de janeiro de 2022 e, mais recentemente, em 20 de novembro de 2022, a eficiência térmica atingiu 52,28%, consolidando a posição de liderança da Weichai Power na indústria global de motores de combustão interna.

A equipe de pesquisa continuou a refinar quatro sistemas críticos: combustão, admissão de ar, fornecimento de combustível e redução de atrito. Por meio de melhorias incrementais, a Weichai Power superou a barreira de 53% de eficiência térmica pela primeira vez mundialmente, um feito significativo, comparável a correr 100 metros em menos de 9 segundos. Durante este período, a equipe conquistou 176 patentes de invenção e 68 patentes de modelo de utilidade.

O aumento da eficiência térmica não apenas melhora o desempenho do combustível, mas também contribui significativamente para a redução das emissões de carbono. Essas melhorias podem resultar em uma economia anual de aproximadamente 31 milhões de toneladas de combustível e uma redução de cerca de 97 milhões de toneladas em emissões de carbono. Para os proprietários de veículos pesados, isso pode significar uma economia anual de até 98.000 yuan por veículo, demonstrando um impacto considerável na economia do transporte e outros setores industriais.

A inovação da Weichai Power não apenas estabelece um novo padrão na indústria de motores de combustão interna, mas também oferece uma visão esperançosa para a integração de práticas mais sustentáveis em setores tradicionalmente dependentes de combustíveis fósseis. Este avanço tecnológico é um testemunho do potencial de melhoria contínua e colaboração internacional na busca por soluções mais ecológicas e eficientes.

Fonte: prnewswire.com

Imagine que um motor diesel é como uma grande bomba de ar e fogo que ajuda a mover carros e caminhões. Aqui explico o passo a passo:
Aspiração de ar: Primeiro, o motor capta ar do exterior e o introduz em uma câmara chamada cilindro. Em um motor diesel, apenas ar entra, sem se misturar previamente com gasolina como em outros motores;
Compressão do ar: Uma vez que o ar está dentro do cilindro, um pistão (que é como um grande empurrador) sobe e comprime esse ar, ou seja, o aperta muito. Ao comprimir o ar, ele esquenta muito, tanto que quase poderia cozinhar um ovo;
Injeção de combustível e combustão: Nesse momento, quando o ar está muito quente e comprimido, injeta-se um pouco de combustível diesel. Como o ar está quente, o combustível se acende automaticamente, sem necessidade de faíscas como em outros motores. Esta explosão criada empurra o pistão para baixo;
Geração de energia: O movimento do pistão para baixo é o que realmente produz a energia que faz as rodas do carro ou caminhão girarem e assim o veículo se mover;
Expulsão de gases: Finalmente, após a explosão, os gases formados têm que sair para dar espaço a mais ar fresco e começar o ciclo novamente. O pistão sobe novamente, empurra os gases para fora e se prepara para captar mais ar e iniciar o processo outra vez.

É como se o motor estivesse respirando: inala ar, usa-o para criar uma explosão com o combustível e depois exala os gases. E tudo isso acontece muito rápido, muitas vezes por segundo, para que o carro ou caminhão possa se mover suavemente. É impressionante como uma série de pequenas explosões pode fazer algo tão grande como mover um veículo!


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Fonte: Click Petróleo e Gás


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