INSS: Em 2022, prova de vida volta a ser obrigatória. Veja o calendário

INSS: Em 2022, prova de vida volta a ser obrigatória Foto: Agência Brasil/Marcello Casal Jr

Em janeiro de 2022, beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) voltarão a ter que fazer a prova de vida. A medida passará a ser obrigatória a partir do próximo mês e, caso não seja feita, acarretará na suspensão do benefício.

Até o final deste ano, a prova de vida não era obrigatória, mas beneficiários do INSS poderiam realizar o procedimento mesmo assim. De acordo com o instituto, um total de 32.994.656 já fizeram a prova, mas um total de 3.313.845 segurados ainda precisa realizar o procedimento.

Em janeiro, a prova será obrigado para beneficiários que fizerem aniversário naquele mês e também para aqueles que tiveram a prova de vida vencida entre novembro de 2020 e junho de 2021. Aqueles que não realizarem o procedimento terão os benefícios suspensos em fevereiro de 2022.

Veja o calendário divulgado pelo INSS:

– Novembro/2020 a junho/2021 -> Realizam a prova em Janeiro/2022
– Julho e agosto/2021 -> Realizam a prova em Fevereiro/2022
– Setembro e outubro/2021 -> Realizam a prova em Março/2022
– Novembro e dezembro/2021 -> Realizam a prova em Abril/2022

COMO FAZER A PROVA DE VIDA
Quem perdeu o prazo da prova de vida terá o benefício suspenso. Nesse caso, a pessoa deve comparecer ao banco no qual recebe o pagamento. Lá, fará a comprovação de vida, e o pagamento será liberado na mesma hora. De acordo com o INSS, é importante procurar o banco o quanto antes.

Caso o beneficiário possua biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral () ou no Departamento de Trânsito (Detran), poderá fazer a comprovação pelo aplicativo do Meu INSS, sem necessidade de ir ao banco.

Em último caso, se a pessoa não conseguir realizar a prova de vida diretamente na rede bancária ou pelo aplicativo Meu INSS, deverá entrar em contato com a Central 135 para que seja agendado atendimento em uma Agência da Previdência Social.


Fonte: Pleno.News


Você pode gostar também de