Com um investimento de 2,6 bilhões de euros, o Túnel de Silvertown promete revolucionar o tráfego em Londres e aliviar congestionamentos históricos

Londres está prestes a testemunhar a conclusão de uma das mais significativas construções rodoviárias das últimas três décadas no Reino Unido. O Túnel de Silvertown, projetado para desafogar o tráfego intenso da capital, representa uma promessa de melhoria na mobilidade urbana e uma nova era em soluções de engenharia.

Localizado entre Silvertown e a Península de Greenwich, o túnel estende-se por 1,4 quilômetro sob o rio Tâmisa, conectando a A1020 Silvertown Way/Lower Lea Crossing ao norte com a A102 Blackwall Tunnel Approach ao sul. Este projeto de quase 14 bilhões de Reais inclui uma faixa dedicada a ônibus e veículos de carga acima de 7,5 toneladas, além de outra faixa para o tráfego geral, prometendo viagens até 20 minutos mais rápidas no leste de Londres.

O Túnel de Silvertown é notável não só por sua escala, mas também pelas inovações técnicas empregadas em sua construção. Equipado com a maior tuneladora do Reino Unido, a máquina, apelidada de “Jill”, em homenagem a Jill r , a primeira mulher a dirigir um ônibus em Londres em 1974, tem 82 metros de comprimento e pesa 1.800 toneladas. Sua face de corte, com quase 12 metros de diâmetro, permitiu perfurar em média 22 metros de túnel por dia.

A construção do Túnel de Silvertown foi motivada pela necessidade de uma alternativa ao túnel Blackwall, onde incidentes frequentes com veículos grandes causam atrasos significativos. Um estudo da TomTom em 2023 identificou Londres como a cidade mais lenta do mundo para dirigir, com motoristas gastando um extra de 148 horas por ano no trânsito durante o horário de pico.

Além de melhorar a fluidez do trânsito, o Túnel de Silvertown é visto como uma peça chave para a redução do impacto ambiental dos congestionamentos em algumas das estradas mais poluídas de Londres. A expectativa é que o projeto não apenas alivie o tráfego no Túnel de Blackwall, mas também estimule a economia local, com um aumento na geração de empregos e melhorias na infraestrutura de transporte público.

Previsto para ser inaugurado entre janeiro e março de 2025, o Túnel de Silvertown não é apenas um marco na engenharia e construção, mas um testemunho do compromisso de Londres com a melhoria contínua da qualidade de vida de seus cidadãos e da sustentabilidade de seu ambiente urbano. Esta construção não só representa um avanço nas construções rodoviárias do Reino Unido, mas também define um novo padrão para projetos futuros em todo o mundo.


Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Click Petróleo e Gás


Você pode gostar também de