Governo Lula dificulta trabalho no comércio aos feriados

Lula ao lado do ministro do Trabalho, Luiz Marinho Foto: PR/Ricardo Stuckert

A Portaria MTE nº 3.665, de 13 de novembro de 2023, do Ministério do Trabalho e Emprego, determina que os trabalhadores de setores do comércio só poderão trabalhar aos domingos e feriados depois que o assunto estiver previsto na convenção coletiva dos respectivos sindicatos.

Assinada pelo ministro Luiz Marinho, a decisão modifica a portaria assinada em 2021, durante o governo de Jair Bolsonaro, que liberava de forma permanente os trabalhos nesses dias, sem necessidade de negociação sindical.

Setores como feiras livres, supermercados, hipermercados e outras mais de 70 categorias agora terão que passar por uma convenção coletiva para decidir um acordo coletivo sobre a questão.

Em nota, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) demonstrou preocupação com a nova portaria e fala que a mudança poderá trazer prejuízos a todos.

Segundo a entidade, “a medida desconsidera que certas atividades do comércio se constituem essenciais e de notório interesse público” e “contribui para gerar um clima de insegurança jurídica, impactando negativamente nas futuras negociações, prejudicando trabalhadores, empresas e a sociedade civil”.

Por fim, a CNC declara:

– Neste momento em que o país necessita urgentemente de retomar a pujança na sua economia, medida desse porte poderá comprometer o pleno exercício das atividades econômicas, com prejuízo para todos.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Pleno.News


Você pode gostar também de