Brasileiros que testaram positivo para Ômicron são missionários

Aeroporto de Guarulhos [Imagem Ilustrativa] Foto: EFE/Sebastião Moreira

O casal de brasileiros diagnosticado com a variante Ômicron do novo coronavírus trabalha como missionários na África do Sul, e havia vindo até o Brasil para visitar familiares, na zona leste da capital paulista. Ambos já tinham sido vacinados contra a Covid-19 no país africano, com o imunizante da Janssen, e passam bem, apresentando apenas sintomas leves.

O homem de 41 anos e sua esposa, de 37, desembarcaram no último dia 23 de novembro e testaram negativo no exame PCR. Mas como tinham planos de retornar à África, foram submetidos a um novo exame, no dia 25, quando testaram positivo.

– Foram vacinados na África do Sul com dose da Janssen, os dois. Também os parentes que eles estão [visitando] aqui estão em processo de isolamento. Nós vamos agora testá-los na manhã de hoje. Os parentes também já foram vacinados – informou o secretário municipal da Saúde da capital, Edson Aparecido, à GloboNews nesta quarta-feira (1°).

Ainda segundo o secretário, as autoridades do município estão fazendo um levantamento para identificar todas as pessoas que tiveram contato com o casal neste período.

– Nossas equipes de saúde estão agora em campo para localizar todas as pessoas que tiveram em contato com eles para fazer um monitoramento e acompanhar esse quadro. Nós temos aí evidentemente uma circulação que vem com viajantes, mas é sempre possível de que o vírus esteja em um processo de circulação por todo o país e pela capital aqui também – afirmou Aparecido.

A confirmação do diagnóstico do casal missionário para a variante foi feita pelo Instituto Adolfo Lutz, após sequenciamento genético realizado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Um terceiro caso suspeito é apurado também pelo Instituto Lutz. O paciente é um passageiro proveniente da Etiópia, que desembarcou recentemente no aeroporto de Garulhos.


Fonte: Pleno.News


Você pode gostar também de