O que o chanceler iraniano falou ao embaixador do Brasil

O embaixador do Brasil no Irã, Eduardo Gradilone, se reuniu neste domingo, 14, com o chanceler iraniano, Hossein Amir-Abdollahian, para uma conversa sobre o conflito em Israel.

+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste

À emissora CNN Brasil, Gradilone deu detalhes da reunião. Segundo o embaixador brasileiro, Amir-Abdollahian “fez uma recapitulação de tudo o que eles consideram como ‘infrações’ de Israel”. 

O chanceler iraniano também teria dito que seu país “lançou um ataque muito limitado”. Essa investida seria para “mostrar que o Irã estava a exercer seu direito de autodefesa, e que tinha que dar uma resposta a Israel”.

Ainda segundo Gradilone, o Irã espera que o governo dos Estados Unidos convença Israel a “baixar a temperatura”. “É feito um apelo aos EUA para que a tensão seja dissipada.” 

Além disso, o diplomata brasileiro disse que Israel “saiu fortalecido” neste sábado, 13. O sucesso se dá por meio de uma “defesa bem sucedia”. Entretanto, há uma expectativa sobre “o que Israel vai fazer nas próximas 24 horas”. 

Israel interceptou 99% dos mísseis disparados pelo Irã

Fala-se sobre o sucesso de Israel porque o país judaico conseguiu interceptar 99% dos mísseis e drones disparados pelo Irã. O país árabe lançou mais de 300 projéteis que foram derrubados pelo Domo de Ferro. Trata-se de um sistema de defesa antimíssil dos israelenses.

Leia mais: “Israel aciona Conselho de Segurança da ONU e cobra punições ao Irã”

Segundo o contra-almirante Daniel Hagari, porta-voz das Forças de Defesa de Israel (FDI), apenas “um pequeno número” de mísseis balísticos atingiu o território do país. 

As FDI e parceiros de Israel interceptaram a maioria dos cerca de 170 drones. Além do mais, foram mais de 30 mísseis de cruzeiros e mais de 120 mísseis balístico que Israel conseguiu deter.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de