Brasileiros presos na Espanha por suspeita de ligação com terrorismo e Estado Islâmico

A polícia espanhola prendeu, na tarde desta segunda-feira, 27, dois irmãos brasileiros suspeitos de conspiração terrorista e envolvimento com o Estado Islâmico. As investigações foram uma ação conjunta entre a Guarda Civil espanhola, a Agência da União Europeia de Cooperação Policial (Europol), a Polícia Federal do Brasil e o FBI, dos Estados Unidos (EUA), através de cooperação internacional.

Os brasileiros, que não tiveram as identidades reveladas, estavam na cidade de Estepona, em Málaga, no sul da Espanha. Eles foram levados a Madri e colocados em prisão provisória.

+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste

Irmãos divulgavam até manuais para confecção de explosivos e envenenamentos

As investigações apontam que a dupla seria responsável por disseminar na internet propagandas jihadistas e manuais para assassinatos em massa, em conspiração com o Estado Islâmico.

Em nota, o Ministério do Interior da Espanha, informou que os irmãos brasileiros estariam “imersos em um processo de radicalização”.

Entre o material multimídia difundido em perfis na internet, as polícias encontraram atividades terroristas realizadas em diferentes lugares, manuais para confecção de explosivos e envenenamentos, segurança cibernética, hacking, além de documentos que justificam a violência da execução de ações suicidas.

A Guarda Civil espanhola divulgou o vídeo do momento da prisão dos irmãos brasileiros em seu perfil no Twitter/X, destacando a cooperação internacional nas investigações.

#OperacionesGC
En operación conjunta con el FBI estadounidense, la Unidad Especial de Intervención (UEI) y el Grupo de Acción Rápida (GAR), han sido detenidos en Estepona (Málaga), 2 hermanos presuntamente vinculados a DAESHhttps://t.co/NtkFal0Dzjpic.twitter.com/b4lGh4odbx

As investigações seguem em curso

De acordo com a Guarda Civil espanhola, os brasileiros detidos têm ligação com outros indivíduos também investigados e presos em países europeus por vínculo com terroristas islâmicos. As investigações ainda estão em andamento.

Ainda não foi definido se eles responderão pelo crime na Espanha ou se haverá pedido de extradição para o Brasil.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de