Concurso IBGE 2022: edital recebe autorização para mais de 209 mil vagas

Foi oficialmente autorizada a realização do concurso IBGE 2022, que vai contratar 209.024 profissionais de maneira temporária para o Censo Demográfico. A decisão já está publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 3, por meio de duas portarias emitidas pelo Ministério da Economia.

Com a divulgação dos documentos, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística tem, no máximo, seis meses para publicar o edital de abertura de inscrições, o qual deverá trazer informações detalhadas como remuneração dos profissionais e cronograma do certame.

Com vagas em todos os estados, o concurso público será organizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Os contratos firmados com o IBGE serão válidos por, no máximo, um ano, havendo possibilidade de prorrogação.

Concurso IBGE 2022: vagas

Atualizado e com acréscimo de cargos, o concurso IBGE 2022 contempla, agora, a abertura de 209.024 vagas para seis áreas de níveis fundamental e médio. Confira a distribuição:

  • Agente Censitário Supervisor – 18.420 vagas;
  • Recenseador – 183.100 vagas;
  • Coordenador Censitário de Área – 31 vagas;
  • Agente Censitário de Administração e Informática – 1.781 vagas;
  • Agente Censitário de Pesquisa por Telefone – 180 vagas;
  • Supervisor Censitário de Pesquisas e Codificação – 12 vagas.
  • Agente Censitário Supervisor – 18.420 vagas;
  • Recenseador – 183.100 vagas;
  • Coordenador Censitário de Área – 31 vagas;
  • Agente Censitário de Administração e Informática – 1.781 vagas;
  • Agente Censitário de Pesquisa por Telefone – 180 vagas;
  • Supervisor Censitário de Pesquisas e Codificação – 12 vagas.
  • Concurso IBGE: cargos

    Para Recenseador do IBGE, o principal requisito geralmente é ensino fundamental completo. Já o valor da remuneração não é definido, tendo em vista que os contratados recebem de acordo com a produtividade, em jornadas que variam de 25 a 50 horas semanais.

    Para se candidatar a Agente Censitário, geralmente o pré-requisito exigido é ensino médio completo, com remuneração de R$ 2,1 mil para 40 horas semanais.

    A mesma escolaridade costuma ser exigida de candidatos a agente censitário, cujos ganhos giram em torno de R$ 1,7 mil, conforme publicações anteriores.

    Concurso IBGE: provas

    Ao se inscreverem nos editais anteriores, os candidatos tinham que indicar a localidade na qual pretendiam trabalhar e o município para aplicação das provas.

    O conteúdo programático das provas objetivas pode incluir questões de Língua Portuguesa, Matemática, Ética no Serviço Público,  Noções de Administração/Situações Gerenciais (apenas para agentes censitários), além de tópicos sobre conhecimentos técnicos e específicos.

    Maior número de vagas abertas em todo o país, as destinadas aos recenseadores costumam prever também  treinamento realizado pelo próprio IBGE. Essa fase, de caráter eliminatório e classificatório, visa capacitar os profissionais para a aplicação de procedimentos estabelecidos para o Censo Demográfico.

    Saiba mais

    Pela legislação vigente, o Censo Demográfico deve ser realizado uma vez a cada década, periodicidade que, por causa da pandemia e dos cortes de verbas, já foi extrapolada.

    Para quem não se lembra, o certame anterior tinha o Cebraspe como banca organizadora e foi cancelado no dia 18 de outubro de 2021. Com relação às taxas pagas pelos inscritos, todas serão devolvidas, de acordo com comunicado oficial publicado pelo IBGE em 24 de novembro de 2021.

    Mais detalhes sobre o concurso IBGE serão atualizadas pelo Concursos no Brasil assim que forem divulgadas pela banca organizadora ou em novos documentos do Ministério da Economia. Outras informações podem ser acessadas diretamente na página onde foram publicadas as portarias.


    Encontre estes e outros concursos públicos navegando pelo site da Litoral Hoje na seção de empregos.


    Você pode gostar também de