Concurso Brigada Militar RS: 4 mil vagas abertas para soldados

No Rio Grande do Sul, já está em andamento o concurso Brigada Militar RS, que anuncia 4 mil vagas para Soldado Nível III. Conforme edital nº SD-P 01/2021/2022, a remuneração inicial estipulada é de R$ 4.689,23.

Para concorrer a uma das vagas, são pré-requisitos ensino médio completo, idade máxima de 25 anos, Carteira Nacional de Habilitação na categoria “B” e alturas mínimas de 1,65 m (homens) e 1,60 m (mulheres). Os profissionais selecionados cumprirão jornadas de 40 horas semanais, na carreira da polícia ostensiva.

Edital Brigada Militar RS: inscrições

Banca organizadora do certame, a Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências (Fundatec) recebe inscrições pelo site a partir das 17h do dia 30 de novembro, período que se estende por um mês, até o mesmo horário de 30 de dezembro de 2021. Será cobrada taxa única no valor de R$ 92,64.

Concurso Brigada Militar RS: etapas

O certame contará com aplicação, em diferentes fases, de quatro exames distintos: intelectual, de saúde, de capacidade física e psicológico.

Primeira etapa da seleção, a prova objetiva está prevista para o dia 30 de janeiro de 2022, quando serão aplicadas 50 questões de múltipla escolha nas seguintes áreas: Língua Portuguesa, Legislação Específica, Conhecimentos Gerais, Matemática, Informática, Direitos Humanos e Cidadania.

Aprovados nessa fase serão convocados para os exames de saúde, realizados pela Junta Policial Militar de Saúde Especial (JPMSE), que avaliará o estado clínico geral dos candidatos, além de parâmetros de saúde bucal e laboratorial.

Em seguida, habilitados serão chamados para realização de exames de capacidade física, os quais incluem flexões de barra, abdominais, corridas e isometria na barra fixa – todos testes cronometrados.

Por fim, classificados passarão também pelo exame psicológico, que será realizado em duas etapas obrigatórias: testagem coletiva e entrevista individual.

Saiba mais

Os aprovados serão matriculados no Curso Básico de Formação Policial Militar (CBFPM), na condição de militares estaduais. De acordo com a classificação no certame e conforme demandas, será permitido ao profissional escolher o local de atuação.

O prazo de validade do concurso Brigada Militar RS é de dois anos, contados a partir da data de homologação e prorrogáveis por igual período.

Outras informações podem ser acessadas diretamente no edital de abertura ou, em caso de dúvidas, solicitadas à banca organizadora pelos telefones: (51) 3320-1000, para capital e DDD 51, ou 0800-035-2000, para demais localidades.


Encontre estes e outros concursos públicos navegando pelo site da Litoral Hoje na seção de empregos.


Você pode gostar também de