Representantes da Sepol e da Emop realizam visita técnica ao prédio da Polícia Central, que abrigou o Museu da Polícia

ASCOM – Assessoria de Comunicação
25/05/2022 16h53 – Atualizado em 25/05/2022 16h54

Representantes da Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol) e da Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (Emop) realizaram uma visita técnica ao prédio da Polícia Central, no Centro do Rio, para avaliar a estrutura do local e a elaboração de um projeto de restauração do local.

O imóvel foi inaugurado em 1910 e é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac). A proposta é que após a restauração, o espaço abrigue o acervo da instituição e seja um local de visitação aberto ao público.

A visita técnica aconteceu no dia 9 de maio deste ano.

Sobre o Museu da Polícia
O Museu da Polícia foi criado em 1912 para auxiliar nas aulas práticas para a formação de policiais e foi incluído no projeto de reformulação geral da instituição do início do século XX. Com o tempo, foi coletado vasto material relacionado à atuação da polícia em diversas áreas como a Polícia Técnica, Medicina Legal, Polícia Política e Polícia Ostensiva Uniformizada.

No acervo destacam-se objetos interessantes apreendidos entre 1939 e 1945 no Estado Novo; coleção de armas de diversas épocas e objetos relativos à falsificações e toxicologia, além de peças que contam a História da Polícia Civil do Rio de Janeiro, intimamente ligada à História do Brasil, e da sua atuação durante uma existência bicentenária.

O Museu da Polícia Civil tem como objetivo o resgate da memória da instituição policial, através da aquisição, preservação, pesquisa, exposição e difusão de evidência de sua história.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Polícia Civil de Rio de Janeiro

Você pode gostar também de