PRF apreende 11 kg de agrotóxicos ilegais em Marabá/PA

Na tarde desta terça-feira (27), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 11 kg de agrotóxicos ilegais, durante fiscalização no quilômetro 126 da BR-230, no município de Marabá/PA.

Por volta das 16h30, uma equipe da PRF abordou uma caminhonete Ford e durante os procedimentos de fiscalização foi encontrada uma caixa na carroceria do veículo.

Ao examinar o conteúdo da caixa, os policiais descobriram 44 pacotes de herbicidas, cada um pesando 250 g. Despertou a atenção dos policiais o fato de que os produtos estavam rotulados em espanhol e não possuíam registros nos órgãos competentes, como o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o IBAMA e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Além disso, o condutor do veículo não apresentou o receituário agronômico nem a nota fiscal da carga.

É importante destacar que alguns agrotóxicos são proibidos no Brasil devido aos graves riscos que representam para a saúde humana. Tais substâncias podem ser responsáveis por uma série de problemas, incluindo câncer, distúrbios neurológicos, má formação fetal e desregulação endócrina.

O condutor do veículo foi preso e encaminhado juntamente com a carga apreendida para a Delegacia de PF de Marabá/PA, onde serão realizados os procedimentos legais cabíveis.

A ação da PRF reforça o compromisso da PRF em combater o transporte e a comercialização ilegal de agrotóxicos, visando proteger a saúde pública e o meio ambiente.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Policia Rodoviária Federal

Você pode gostar também de